Curso para formação de grupos municipais para viabilização de projetos reuniu 60 pessoas

Com o intuito de verificar as dificuldades de cada município em relação a temas ligados à gestão da água e meio ambiente, e formar grupos para elaborar projetos na área, o Consórcio PCJ realizou nessa sexta feira (19), o curso de formação de grupos municipais para priorização de demandas, viabilização de bancos de projetos e captação de recursos.
O curso foi ministrado pelo Secretário Executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, e o Assessor Técnico, Flávio Forti Stenico, que coordenaram as discussões sobre as demandas prioritárias de cada município em relação à coleta e tratamento de esgoto, disponibilidade hídrica, drenagem urbana, bacias de retenção, educação ambiental, entre outras. Assim, os participantes puderam fazer um levantamento dos pontos que precisam de maior atenção em suas cidades para elaboração de futuros projetos.

Lahóz fez a abertura do evento, parabenizando a cidade de Saltinho pelo aniversário de 26 anos, e agradeceu a presença dos participantes. Depois, a vice-prefeita de Valinhos, Laís Helena, representando o prefeito e vice-presidente do Programa de Planejamento e Sustentabilidade Hídrica, Dr. Orestes, apresentou os objetivos e expectativas para o curso.

Em seguida, o Assessor técnico do Consórcio PCJ apresentou um diagnóstico das Bacias PCJ quanto aos principais indicadores ambientais e orientou os participantes a mobilizar os diversos setores de cada município na elaboração de planos de ação voltado à resolução dos problemas locais.

Na parte da tarde, a Profa. Dra. Adriana Braga aplicou uma dinâmica de grupos voltada para a exposição das principais demandas de cada município e a busca por soluções conjuntas para tentativa de resolução dos problemas.

Os grupos de participantes encontraram problemas semelhantes, como a questão dos resíduos sólidos e perdas hídricas, por exemplo. Em relação à participação da sociedade, alguns municípios também compartilharam a mesma dificuldade, que está ligada ao comprometimento e compartilhamento de informações.

Outras demandas exigidas pelos grupos foram: reciclagem, reflorestamento urbano, recursos financeiros, troca de gestão, compostagem, tratamento de esgoto e solução de problemas envolvendo o meio ambiente.

O objetivo do curso promovido pelo Consórcio PCJ é auxiliar os municípios na elaboração de projetos que melhore os indicadores ambientais e atenda às metas do plano das Bacias PCJ, que prevê até 2035 o reenquadramento dos rios da região para no máximo classe 2, além de atender às legislações vigentes em outras áreas, como a Política Nacional de Saneamento e de Resíduos Sólidos.

IMG_2341 IMG_2355 IMG_2393 IMG_2314

 

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo