CT-MH mantém vazões de 3m3/s para as Bacias PCJ e Sabesp seguirá utilizando o banco de águas da Grande São Paulo

Representantes de municípios, empresas e da sociedade civil, estiveram reunidos na manhã de sexta-feira, dia 31, na Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), em Campinas, na reunião da Câmara Técnica de Monitoramento Hidrológico (CT-MH) dos Comitês PCJ, discutindo a forte estiagem atípica que está ocorrendo e seus reflexos para os rios, o abastecimento e o Sistema Cantareira. Na reunião, ficou definido que as Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), seguirá recebendo, no mês de fevereiro, 3m3/s do Sistema e a Sabesp continuará a utilizar o banco de águas da Grande São Paulo para manter vazões acima de 30m3/s para a Região Metropolitana.

 
Na Reunião da CT-MH, o Ministério Público esteve presente e sugeriu que apenas as vazões primárias fossem utilizadas nesse atual estágio que se encontram os reservatórios. O que foi acatado e transformado numa moção que será submetido aos presidentes dos Comitês PCJ Federal e da parcela mineira e caso aprovada será enviada à Agência Nacional de Águas (ANA), ao Departamento de Água e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE) e o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM). Nesse sentido, continuariam a ser enviados os 3m3/s para as Bacias PCJ e a Grande São Paulo passaria a receber 24,8m3/s, que são as vazões primárias estabelecidas pela portaria 1213/2004.
 
Essa medida tem como objetivo evitar o rebaixamento demasiado dos reservatórios do Sistema Cantareira, uma vez que, abaixo de 20% torna-se difícil a transposição por gravidade da água de um reservatório para outro, impossibilitando, dessa forma, a gestão integrada das represas.
 
Os reservatórios do Sistema Cantareira vivem o pior nível dos últimos 10 anos e a falta de chuvas que acomete as regiões Sudeste, Centro-oeste e parte do Sul e Nordeste do país, segue aumentando as temperaturas e, consequentemente, aumentam o consumo de água. Estudos técnicos do Consórcio PCJ atentam que a permanecer essa situação, o Cantareira resistirá por mais 100 dias.
 
O Consórcio PCJ emitiu no dia 18 de fevereiro alerta aos municípios da região, os serviços de água e aos órgãos gestores, sobre a situação da estiagem e os seus reflexos para o Sistema Cantareira. A entidade solicitava já naquela época que campanhas de uso racional de água fossem implantadas junto à população para se evitar um possível racionamento na estiagem. Desde então a entidade vem sensibilizando a comunidade sobre a estiagem extremamente atípica e sobre a falsa sensação de chuvas ocasionada pelos temporais nesse período.
 
O Sistema Cantareira passa por um de seus piores momentos da sua história em meio às discussões que cercam a renovação da outorga do Sistema. Em fevereiro, ocorrerão duas audiências públicas sobre a proposta guia de renovação da outorga. Uma acontece no dia 13, no Instituto Agronômico de Campinas (IAC), e a outra no dia 14, no Auditório do Edifício Cidade I, em São Paulo. Informações e endereços das audiências podem ser consultados no site www.comitepcj.sp.gov.br.

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

11 de novembro de 2025

Categoria é voltada às instituições de Educação Básica localizadas em municípios associados ao Consórcio PCJ Os projetos “Refloresta”, da E.E. Comendador Emílio Romi (Santa Bárbara d’Oeste), Vozes…

11 de novembro de 2025

Evento que teve início nesta segunda-feira, 10, reúne líderes globais para discutir soluções integradas de adaptação, resiliência e segurança hídrica. A Conferência das Nações Unidas…

10 de novembro de 2025

Consórcio PCJ esteve presente na celebração, que aconteceu no dia cinco de novembro para celebrar a história e os investimentos futuros O Consórcio PCJ participou…

Pular para o conteúdo