Controle da espécie invasora Leucena é abordado em Web Entrevista do Consórcio PCJ

Integrando as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, o Consórcio PCJ disponibilizou na quarta-feira, dia 03 de junho, a Web Entrevista “Controle de Espécies Invasoras na Restauração Ecológica – Case Leucenas”, com a participação do Pesquisador e PhD pela Universidade de São Paulo, o diretor da Propark, Marcelo Leão. A produção está disponível para acesso no canal do Consórcio PCJ no Youtube, assim como nas outras mídias sociais da entidade.

No encontro virtual, Leão destacou a importância e os desafios do combate de espécies invasoras na restauração ecológica, com foco no controle da Leucena (Leucaena leucocephala), espécie vegetal muito presente nas Bacias PCJ. Para o pesquisador, controlar essa espécie invasora é uma necessidade, visto que o crescimento desordenado promove desequilíbrios ambientais. “Já é fato conhecido que as espécies invasoras são um dos maiores desafios ambientais que o mundo moderno enfrenta. Essas espécies dominam áreas rapidamente e prejudicam o equilíbrio dos ecossistemas naturais. Não devemos considerar como uma vantagem controlar essas espécies, mas, sim, como uma necessidade, para que não haja problemas futuros. Temos que pensar nas melhores estratégias e alternativas para um controle eficaz”, comenta ele.

O diretor da Propark ainda ressaltou que o estudo contratado pelo Consórcio PCJ indicou resultados importantes para inibir o desenvolvimento da espécie invasora. De acordo com ele, o estudo analisou focos de invasão e distribuição geográfica da espécie e os resultados devem contribuir para as ações futuras dos municípios. “O estudo constatou a infestação de Leucenas em áreas públicas e, especialmente, em áreas legalmente protegidas, devido à rápida dispersão da espécie invasora. O manejo das árvores, segundo o levantamento, deverá ser feito de duas formas. Nas áreas urbanas e semiurbanas é necessário realizar o controle mecânico da espécie, enquanto nas áreas rurais, o recomendado é aplicar produtos agroquímicos”.

Em paralelo ao trabalho para inibir o desenvolvimento da espécie invasora, Leão ressalta que é importante desenvolver uma ação de sensibilização junto à população. “É importante estarmos engajados nesse movimento de levar a conscientização e sensibilização às pessoas para juntos estarmos comprometidos a promover um meio ambiente mais saudável. A recuperação das áreas que foram degradadas começa com o trabalho de cada um, é preciso cada vez mais atuar efetivamente para termos resultados melhores”, afirma Leão.

Comemorações da Semana do Dia Mundial do Meio Ambiente

O Consórcio PCJ, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, realizará nesta semana entrevistas com personalidades influentes da área de preservação ambiental. Todas as entrevistas estarão disponíveis para serem assistidas na conta do Youtube da entidade, bem como, nas outras mídias sociais. Já na sexta-feira, dia 5 de junho, o Consórcio PCJ promoverá o Webinar “Potenciais do Mercado de Água de Reuso”, às 14h.

As inscrições devem ser feitas pelo link: https://forms.gle/Syc7AnWs5pWMqifs5.

Neste ano, o tema definido pela Organização das Nações Unidas para a comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente é “Biodiversidade”.

 

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo