Consórcio PCJ realiza oficinas de jogos de estratégias como ferramenta na Educação Ambiental

 

O projeto “Multiplicando os Conhecimentos para a Gestão das Águas”, realizado pelo Consórcio PCJ e financiado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), entrou no módulo oito das capacitações, com o tema “Educação Ambiental voltada à gestão dos recursos hídricos”.

Os encontros estão acontecendo entre as cidades de Americana e São Pedro. No dia 26 o curso aconteceu na sede do Consórcio PCJ, em Americana, e contou com a presença de mais de 50 profissionais da área de educação, entre professores e coordenadores, que foram capacitados a transmitir o conhecimento na área ambiental através de jogos de estratégias e de perguntas e respostas aos alunos do ensino fundamental e médio.

Dois jogos foram abordados: “Ciclo da Água” e “Na trilha das Águas”. Em ambos, o jogador é induzido a bolar estratégias ou refletir sobre os assuntos ambientais para responder às questões problemas do jogo. 

Para a psicopedagoga e palestrante do evento, Lia Zaia, o método é de extrema importância, pois promove o conhecimento através da reflexão. “Utilizando jogos dessa natureza nós conseguimos desenvolver o intelectual, social, afetivo e a moral da criança, pois é uma atividade que promove a interação e a reflexão do indivíduo. Assim, nós propiciamos uma formação com conhecimento e responsabilidade ambiental concretizada”, explicou Lia.

Durante a ocasião, a professora e pesquisadora Adriana Braga abordou em sua palestra assuntos relacionados à educação e ao meio ambiente, incluindo conceitos sobre a construção do conhecimento e da personalidade moral e ética.

Participante da oficina, o professor de ciências Mêncio Toledo aprovou o conteúdo e os assuntos abordados no decorrer da palestra frisando que, para se trabalhar o meio ambiente, é preciso pensar a produção como um ato coletivo. “O método utilizado funciona. Essa é a melhor e mais prazerosa forma da criança trabalhar o conhecimento de uma forma coletiva, respeitando regras e trabalhando os valores humanos”, comentou Toledo.

Cerca de 180 pessoas da região estão sendo capacitadas. O projeto “Multiplicando os Conhecimentos para a Gestão das Águas” entra em sua etapa final. Restam agora três visitas técnicas e um último encontro para instruções sobre elaboração de projetos. O curso está acontecendo desde abril com encontros semanais e se encerrará no final de Junho.

  Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ  

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo