Consórcio PCJ realiza estudos para criação de Agência Reguladora Regional do Saneamento

 

O Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ), por orientação de seu Presidente e Prefeito de Hortolândia, Angelo Perugini, emitiu nota de esclarecimento aos seus consorciados sobre a Lei Federal nº 11.455/2007, que estabeleceu a Política Nacional de Saneamento e que exige Planos Municipais de Saneamento, além da regulação e fiscalização dos serviços de saneamento.

A preocupação do Consórcio PCJ é quanto ao curto espaço de tempo para a criação de um ente regulador do serviço de saneamento, tendo em vista que o mesmo deve estar em funcionamento até o final de 2010. Outro ponto importante é com relação ao custo operacional desse ente regulador, principalmente para municípios pequenos.

A região das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí possui cerca de 60 municípios, sendo que estes possuem grande heterogeneidade e realidades diferentes no que tange suas dimensões populacionais, cerca de 60% desses municípios possuem menos de 50 mil habitantes, além das estruturas físicas e institucionais dos serviços de saneamento.

A regulação do setor de saneamento ainda é um tema novo e existem poucas experiências no Brasil – há apenas 7 agências reguladoras no país – e isso tem feito que muitos consorciados tenham procurado o Consórcio PCJ na busca de apoio, superação de entraves jurídicos no reajuste tarifário, intercâmbio de experiências existentes e, principalmente, informações sobre as vantagens e desvantagens dos modelos de regulação existentes na legislação brasileira.

Recentemente, municípios da região tiveram dificuldades para terem aprovado seus reajustes à tarifa de água e esgoto devido à ausência da agência reguladora. Outras penalidades poderão ser aplicadas aos municípios que não cumprirem a nova lei, como por exemplo, o bloqueio a acesso a financiamentos federais.

O Consórcio PCJ, com o objetivo de apoiar os municípios e empresas consorciadas, notadamente na questão da regulação e fiscalização dos serviços de saneamento, tem participado de encontros nacionais, promoveu workshop em outubro/09 e vem realizando discussões no âmbito do Grupo Jurídico dos Recursos Hídricos com envolvimento de toda comunidade regional sobre esse tema.

Durante a 64ª Reunião Ordinária do Consórcio PCJ, ocorrida no município de Santa Bárbara d’Oeste em 10 de fevereiro de 2010, os membros do Conselho de Consorciados discutiram e aprovaram que a Secretaria Executiva da entidade pesquise e  aprofunde os estudos jurídicos e apresente uma proposta para a criação de uma Entidade Regional de Regulação do Saneamento, na forma de Consórcio Público.

Segundo Dalto Favero Brochi, Secretário Executivo do Consórcio PCJ, a proposta de Entidade Regional de Regulação não é a única solução e cada município tem autonomia para decidir o que quer, ou seja, aderir à Agência Estadual, ou a uma entidade regional, ou ainda optar por instituir um ente regulador municipal, desde que sejam garantidas as premissas da Lei Federal nº 11.445/07 e, principalmente, a sustentabilidade técnica, econômica e de infra-estrutura desse Ente Regulador.

A proposta de uma entidade regional visa dar escala e reduzir custos operacionais e a previsão é de que esses estudos estejam prontos em três meses, complementou Dalto Brochi.

  workshop

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

18 de junho de 2025

Tema foi debatido no Fórum Internacional de Segurança da Água, em São Paulo, nos últimos dias 12 e13 de junho As mudanças climáticas estão ocasionando…

17 de junho de 2025

Evento será realizado no período da manhã, das 10h às 11h30 e é voltado para os profissionais de educação das Bacias PCJ O Consórcio PCJ…

12 de junho de 2025

Volume útil do Sistema Cantareira mantém redução e atinge 52,7% de reservação O Consórcio PCJ encaminha o Boletim Hidrológico das Bacias PCJ, referente às precipitações…

Pular para o conteúdo