Consórcio PCJ realiza envio de primeira remessa de insumos em apoio aos viveiros parceiros à entidade

 O Programa de Proteção aos Mananciais (PPM) do Consórcio PCJ que auxilia seus associados (prefeituras e empresas) e proprietários rurais na recuperação e preservação de matas ciliares nas Bacias PCJ desde 1991, iniciou o envio de 34 kg de sementes de 23 espécies de árvores nativas aos 14 viveiros parceiros da entidade na produção de mudas para reflorestamento ciliar. Esse é o primeiro envio de insumos de 2013. O programa costuma realizar essa ação de apoio aos viveiros uma média de cinco vezes no ano. Também foram enviados cerca de 50 mil saquinhos plásticos que servirão de recipiente para o envio e distribuição das mudas.

Pelo Acordo de Cooperação que o Consórcio PCJ possui com os viveiros, a entidade fornece apoio no fornecimento de insumos e em troca realiza a retirada de mudas de espécies nativas que serão utilizadas na recuperação de áreas de matas ciliares nas Bacias PCJ. O PPM possui 21 anos de atividades e já plantou 3,7 milhões de árvores às margens dos rios da região, contribuindo para a qualidade e quantidade da água.

Os proprietários rurais que participam do programa são capacitados sobre as legislações vigentes e a importância das matas ciliares para a disponibilidade hídrica. As propriedades selecionadas recebem o plantio e assessoria técnica da área por dois anos, tempo necessário para que as mudas cresçam, se desenvolvam e tornem-se árvores.

No próximo dia oito de março, está agendada a assinatura de renovação dos Acordos de Cooperação com os 14 viveiros parceiros do Consórcio PCJ, durante a Reunião do Conselho de Consorciados, em Indaiatuba (SP), que terá como destaque, entre outros temas, eleição do prefeito que será o novo presidente da entidade nos próximos dois anos.

Os 14 viveiros parceiros do Consórcio PCJ estão distribuídos pelas cidades de Rio Claro, Iracemápolis, Piracicaba, Capivari, Monte Mor, Sumaré, Limeira, Jaguariúna, Paulínia, Vinhedo, Bragança Paulista, Analândia e Hortolândia, todas situadas no Estado de São Paulo e Camanducaia, apenas, em Minas Gerais.

A entidade ainda possui parceria com a empresa Van der Hoeven – fabricante de estufas agrícolas – na produção de mudas. A empresa, assim como os viveiros, recebe apoio no fornecimento de sementes nativas e em troca o Consórcio faz a retirada das mudas para utilização em reflorestamentos.

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo