Consórcio PCJ realiza Encontro Regional de Perdas Hídricas e lança Projeto de macromedidores para municípios das Bacias PCJ

O Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) lançará na próxima quarta-feira, dia oito, o Projeto Regional de dimensionamento de macromedidores para os 62 municípios das Bacias PCJ. O objetivo da entidade com o projeto é caminhar para o estabelecimento efetivo de um índice regional de perdas hídricas. Atualmente, cada município utiliza uma metodologia para cálculo de perdas. O lançamento acontecerá durante o 37º Encontro do Grupo Regional de Perdas Hídricas do Consórcio PCJ, que acontece a partir das 9h, no Auditório do Centro do Conhecimento da Água, em Campinas (SP).

O Projeto, nessa escala, com tantos municípios envolvidos, é inovador na realidade brasileira. O combate às perdas hídricas é a uma das alternativas à ampliação da oferta de água nas Bacias PCJ, já que a região possui média aproximada de 37% de perdas nos serviços de abastecimento, com meta de redução para índices na ordem de 25% em 2020 com necessidade de investimentos próximos a R$ 1 bilhão.

O índice de perdas é um importante indicativo da eficiência operacional da companhia e é muito importante como parâmetro para liberação de financiamentos. O Banco Mundial, assim como outros bancos internacionais e o Plano Nacional de combate ao desperdício de Água (PNDCA), indicam que as companhias de água no Brasil devam ter como meta num projeto de controle de perdas d’água, o índice sob controle de 20 a 25%.

Estima-se que uma redação de 10% no percentual de perdas do Brasil, geraria R$ 1,3 bilhão à receita operacional com a água nos serviços de abastecimento, segundo levantamento do Instituto Trata Brasil no ano de 2010.

Durante o encontro do Grupo de Perdas cases serão apresentadas pelos serviços de abastecimento sobre suas experiências de combate às perdas. A SANASA-Campinas e o SAAE Indaiatuba apresentarão sua gestão de perdas, enquanto que a Foz do Brasil apresentará a experiência de Limeira na hidrometração e combate às fraudes. 

As perdas hídricas configuram-se como a água que é desperdiçada desde a captação até o consumo final na casa do consumidor. Fazem parte desse cálculo, inclusive, as perdas financeiras, como as medições de consumo que estão subestimadas entre outros custos do processo de tratamento. Uma boa gestão desse índice pode contribuir para a ampliação da oferta hídrica e postergação de investimentos.

O Consórcio PCJ mantém há 14 anos o Grupo Regional de Perdas Hídricas, que se reúne periodicamente para discussão de estratégias e troca de experiências. Por isso, a implementação efetiva de um índice regional de perdas é importante para o planejamento e elaboração de estratégias no combate às perdas hídricas.

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo