Entre os anos de 1999 e 2000, o Informativo Água Viva do Consórcio PCJ, já atentava para possíveis dificuldades que o setor industrial vivenciaria nas Bacias PCJ quanto à disponibilidade e oferta de água, conforme imagem ao final do texto.
Exemplo disso é a bacia do Rio Capivari que há cinco anos apresenta restrições para a instalação de empresas que necessitam de alta demanda de água para a fabricação de seus produtos.
Recentemente, técnicos do Consórcio PCJ prestaram esclarecimentos sobre a disponibilidade hídrica nas Bacias PCJ para Câmara Americana de Comércio (AMCHAM na sigla em inglês), o que faz aumentar a preocupação dos empresários quanto à renovação da outorga do Sistema Cantareira (clique aqui para ler a matéria), responsável pelo abastecimento de 5 milhões de pessoas Bacias PCJ e por 9 milhões na Região Metropolitana de São Paulo.
Com objetivo de prestar mais esclarecimentos sobre o assunto, o Consórcio PCJ disponibiliza abaixo as duas matérias. Uma produzida no ano de 1999 e a outra no ano 2000, ambas publicadas no Informativo da entidade, o Água Viva, que alertava sobre os riscos de não haver oferta hídrica necessária para a implantação de novos empreendimentos regionais.
Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ