Consórcio PCJ intensifica distribuição de mudas nativas para projetos de reflorestamento de municípios e empresas associados

Somente nos três primeiros meses de 2021 foram disponibilizadas 10 mil mudas para projetos de recomposição florestal nas Bacias PCJ, além de suporte aos viveiros municipais parceiros.

 

O ano de 2021 traz consigo uma marca histórica para as Bacias PCJ. Completados 30 anos do primeiro projeto de reflorestamento ciliar, promovido de forma pioneira pelo Consórcio PCJ, em Capivari, em 1991, os municípios e empresas da região membros da entidade tiveram acesso a 5 milhões de mudas de árvores nativas distribuídas/plantadas em projetos de recomposição florestal e de preservação das matas ciliares. Somente no início desse ano já foram disponibilizadas 10 mil mudas que beneficiaram os municípios associados de Piracicaba, Indaiatuba, Rafard, Rio das Pedras, Corumbataí, Cordeirópolis, Saltinho, Limeira, Louveira e a empresa associada Usina Ester, além da doação de mudas à Organização Não Governamental (ONG) Pingo D’Água, parceira do Consórcio PCJ.

Essas ações ocorrem dentro do planejamento do Programa de Proteção aos Mananciais do Consórcio PCJ, graças a uma parceria com 15 viveiros municipais. Por meio dessa parceria, a entidade fornece insumos e em troca os viveiros fornecem mudas de árvores que serão distribuídas para projetos de reflorestamento pelas Bacias PCJ.

“O Consórcio PCJ trabalha desde 1991 na recomposição das matas ciliares para ampliar a disponibilidade de água para nossa bacia e consequentemente aos nossos associados. Em três décadas de atuação desse programa, mais do que plantarmos cinco milhões de árvores, nós estamos proporcionando uma mudança cultural no sentido de sensibilizar a comunidade rural da nossa região sobre a importância da preservação”, atenta o secretário executivo da entidade, Francisco Lahóz.

A entidade também desenvolve ações em parcerias com demais ONGs e membros das Família PCJ, como os Comitês PCJ, Fundação Agência de Bacias PCJ e ARES-PCJ, que fortalecem a meta de recuperação das Matas Ciliares das Bacias PCJ para a ampliação da disponibilidade hídrica, em atendimento ao Plano de Bacias PCJ.

Em 2021, os viveiros parceiros receberam até o momento, 21.500 saquinhos para a produção de mudas nativas e nove mil sementes. O Consórcio PCJ, também, viabilizou em parceria com a empresa associada Raízen, a doação de caminhões de torta de filtro, material resultante do processo da moagem da cana-de-açúcar e importante insumo para mistura da terra no enchimento de saquinhos para produção de mudas nativas. Em 2020, foram disponibilizados dois caminhões desse material ao viveiro de Piracicaba, principal produtor e distribuidor de mudas nativas em apoio dos projetos do Consórcio PCJ e, em 2021, um novo caminhão foi disponibilizado novamente. A entidade vem trabalhando para que esse atendimento seja estendido a todos os viveiros parceiros.

O prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida, destaca que a parceria com o Consórcio PCJ permite manter o viveiro da cidade estruturado e ao mesmo tempo auxiliar toda a bacia com a recuperação de matas ciliares estratégicas, que favorecerão depois na disponibilidade hídrica. “Eu me sinto honrado em fazer parte deste trabalho reconhecido internacionalmente. O Consórcio PCJ sempre foi um grande parceiro da Prefeitura de Piracicaba e sabemos que este trabalho de 30 anos do Projeto de Proteção aos Mananciais é extremamente relevante, pois todos os municípios das Bacias PCJ precisam de água para o consumo humano e outros usos. A doação de insumos e, agora a torta de filtro, matéria orgânica que utilizamos para o plantio das mudas nos saquinhos, é ainda mais significativa. E todas as áreas de proteção recuperadas a montante refletem a qualidade e quantidade de água de nossos rios”, comenta.

Também foram  firmadas parcerias com a Associação Jaguatibaia, que está viabilizando a realização do cadastro e captação de recursos para plantios ciliares nas regiões de APP (Áreas de Proteção Permanente) do Rio Corumbataí, em Rio Claro (SP), com perspectiva de plantio de até 50 mil mudas ao longo do ano de 2021, além de parceria de apoio para doação de mais 20 mil mudas nativas à Fundação Florestal de Piracicaba para recuperação da APA (Área de Preservação Ambiental) do Barreiro Rico, importante remanescente florestal do interior do Estado de São Paulo, com grande diversidade de fauna e flora.

Os municípios e empresas associados ao Consórcio PCJ que desejarem mais informações sobre projetos e parcerias nas ações de reflorestamento ciliar da entidade, podem fazê-lo pelo e-mail assessoria.se@agua.org.br.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo