Consórcio PCJ expõe trabalhos técnicos na ASSEMAE 2016

A Associação Nacional dos Serviços de Saneamento (ASSEMAE) promoveu entre os dias 16 e 19 de maio, em Jaraguá do Sul (SC), a sua 46ª Assembleia Nacional, em paralelo com a realização da 20ª Exposição de Experiências Municipais em Saneamento (EEMS). O Consórcio PCJ marcou presença no evento e apresentou dois trabalhos técnicos, um sobre a possibilidade de dessalinização da água do mar no litoral paulista para uso no abastecimento público e outro sobre o projeto de Educação Ambiental, Construindo Sustentabilidade.
O assessor técnico, Flávio Forti Stenico, representou a entidade e apresentou os dois trabalhos técnicos.

Durante a crise hídrica 2014/2015, as Bacias PCJ viram a disponibilidade hídrica da região quase minguar frente a pior estiagem dos últimos 90 anos. Diante desse cenário, o Consórcio PCJ estudou diversas alternativas, entre elas a dessalinização no litoral paulista, na altura do município de Bertioga que recalcaria a água para o Sistema Cantareira.

O outro trabalho técnico abordou o projeto Construindo Sustentabilidade, pelo qual o Consórcio PCJ promoveu a troca de torneiras e vasos sanitários por equipamentos mais inteligentes no consumo de água, utilizando para isso parcerias, a elaboração de um hotsite e as visitas à Casa Modelo de Uso Racional de Água e Energia Elétrica, construída na sede da entidade, em Americana (SP).

No total, houve a apresentação de 140 trabalhos técnicos, dos quais três foram premiados como os melhores. A proposta de ferramenta computadorizada para cadastro de redes em tempo real foi o trabalho vencedor da EEMS 2016.

De acordo com o autor do trabalho e engenheiro civil do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Guarulhos (SP), Thiago Garcia da Silva Santim, o artigo pretende auxiliar os prestadores dos serviços de saneamento básico na construção do cadastrado de redes, permitindo a obtenção de dados mais confiáveis e em tempo hábil para a tomada de decisão. “Por meio da ferramenta computacional, podemos informar as características dos elementos a serem cadastrados, conjuntamente com as coordenadas georreferenciadas do local onde a obra foi executada”, completa. A proposta também teve a coautoria de Fernando Cesar Uzan e Luiz Eduardo Mendes.

Além da experiência de Guarulhos, foram premiados outros dois trabalhos técnicos: “Proeva – Programa de educação e valorização da água”, representando a cidade de Jaraguá do Sul (autoria de Alessandra Stinghen e Taline Luise Behling); como também o trabalho “Saneamento, saúde e educação em municípios cearenses: uma análise comparativa”, do município de Limoeiro do Norte / CE (autoria de José Garcia Alves Lima, Carlos Vangerre de Almeida Maia, Maria Janainy Costa Freitas e Francisco Ronaldo Nunes).

As três experiências premiadas como melhor trabalho terão divulgação destacada nas ferramentas de comunicação da Assemae e serão publicadas na Revista Eletrônica de Engenharia Civil (REEC), da Universidade Federal de Goiás (UFG). O primeiro autor do melhor trabalho ganhará, ainda, o pagamento de todos os custos relativos à passagem, hotel, alimentação e isenção de inscrição para participar da próxima edição da EEMS e da Assembleia Nacional da Assemae, em 2017.

A comissão julgadora do evento também selecionou os dois melhores trabalhos no formato de pôster: “Parcerias interinstitucionais – uma experiência municipal de sucesso para gestão dos serviços de saneamento”, de autoria de Norma Sueli dos Santos e Denis Donato Mota (SAAE de Itabirito / MG); e “Implantação do sistema de telemetria no Samae de Jaraguá do Sul”, de autoria de Adriano de Brito Machado (Samae de Jaraguá do Sul / SC).

As autoras Cíntia Maria Ribeiro Vilarinho (SAE de Ituiutaba / MG) e Alba de Oliveira Lemos (Funasa de Recife / PE) foram agraciadas com o prêmio de assiduidade “Jair Bernardes”, por apresentar trabalhos técnicos nas últimas cindo edições da Exposição.

Todos os artigos técnico-científicos receberam a avaliação de professores e técnicos da área, a partir do conteúdo e da apresentação do autor durante o evento. Segundo o presidente da Assemae, Aparecido Hojaij, os trabalhos destacaram as boas práticas de gestão, inovação tecnológica e melhoria dos processos estruturais, incentivando o protagonismo dos municípios no setor de saneamento básico. “A diversidade de temas, a qualidade do conteúdo e a experiência dos autores foram as principais características de nosso evento”, acrescenta.

 

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

24 de junho de 2025

Evento acontece entre os dias 23 a 27 de julho A fim de promover a discussão sobre políticas públicas de saneamento básico e facilitar a…

24 de junho de 2025

Evento exclusivo para associados esclareceu sobre a viabilidade econômica e as metodologias de projetos de crédito de carbono aplicáveis às Bacias PCJ O Consórcio PCJ…

18 de junho de 2025

Tema foi debatido no Fórum Internacional de Segurança da Água, em São Paulo, nos últimos dias 12 e13 de junho As mudanças climáticas estão ocasionando…

Pular para o conteúdo