Consórcio PCJ expõe na RIOB seu projeto de Piscinões Ecológicos e Bacias de Retenção para mitigar impactos à eventos extremos

O Consórcio PCJ apresentou na tarde dessa terça-feira, dia primeiro de outubro, em Marraquexe, capital do Marrocos, o projeto de Piscinões Ecológicos e Bacias de Retenção para mitigar impactos dos eventos extremos na disponibilidade hídrica, durante a realização da 11º Assembleia Geral Mundial da Rede Internacional de Organismos de Bacias (RIOB), que acontece até a próxima quinta-feira, dia 03.

O projeto foi apresentado pelo secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, durante a Sessão 2 “Clima: Os Desafios de adaptar a Gestão da Água às Mudanças Climáticas nas Bacias Hidrográficas”.

Lahóz iniciou sua exposição abordando a ocorrência da pior crise hídrica vivida no Estado de São Paulo e nas Bacias PCJ, nos anos de 2014 e 2015 e os impactos que isso causou à gestão de recursos hídricos local. “Necessitamos nos precaver dessas atividades climáticas, especialmente aos eventos hidrológicos extremos, que tem afetado mais rotineiramente nossas bacias hidrográficas, com chuvas extremamente acentuadas em curtos espaços de tempos e secas cada vez mais intensas”, abordou.

Como sugestão para mitigar esses impactos, Lahóz propõe: implementação de um sistema de gestão eficiente com governança e governabilidade; recuperação de matas ciliares; tratamento de efluentes; ações de educação e sensibilização ambiental; e implantação de piscinões ecológicos, em zonas urbanas, e bacias de retenção, em áreas rurais.

“Na última década vimos o Sistema Cantareira atingir 100% de sua reservação de água e, em seguida, tivemos de extrair a água do volume morto dos reservatórios, durante a pior crise hídrica de São Paulo. Portanto, investir em ações de contingenciamento para eventos extremos é investir na sustentabilidade hídrica futura”, atentou Lahóz.

Consórcio PCJ na RIOB 2019

A Assembleia Geral Mundial da RIOB 2019, acontece entre os dias 30 de setembro e 03 outubro, na cidade de Marraquexe, no Marrocos. O Consórcio PCJ é um dos fundadores da rede e membro do Comitê de Ligação, espécie de diretoria da RIOB. A edição 2019 do evento conta com cinco sessões temáticas que abordarão, além das mudanças climáticas, sobre: Gestão Integrada da água e energia para a segurança alimentar e o desenvolvimento rural; Conhecimento, Inovação e troca de informações na gestão da água; Diplomacia da água e cooperação internacional e transfronteiriça para a segurança hídrica; e, por fim, Financiamento da Segurança Hídrica.

No primeiro dia Assembleia, durante reunião do Comitê de Ligação, o Presidente do Consórcio PCJ e prefeito de Nova Odessa, Benjamim Bill Vieira de Souza, proferiu discurso abordando a importância da troca de experiência em gestão de recursos hídricos e atentando para a celebração de 30 anos do Consórcio. “Tudo o que somos não aprendemos sozinhos, mas aprendemos com nossos amigos de gestão da água espalhados pelo mundo e hoje nosso grande desafio é aperfeiçoar nossos planos de bacias para tornar nossas bacias mais resilientes aos eventos hidrológicos extremos, que tanto tem dificultado o planejamento para a sustentabilidade hídrica futura”, discursou Bill para uma plateia de técnicos e representantes governamentais de vários países do mundo.

Nessa terça-feira, dia primeiro de outubro, o Presidente além de participar da Abertura Solene da RIOB 2019, se encontrou com representantes do governo marroquino e da Secretaria Geral da RIOB.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo