Consórcio PCJ é o novo membro do Instituto Reuso de Água

O convite para a parceria aconteceu na reunião da Câmara Técnica – CT-Indústria dos Comitês PCJ, em fevereiro.

Atento às possibilidades de ampliar sua rede de contatos para atender as demandas e trazer novidades que possam auxiliar os municípios e empresas associados nos temas relacionados à água de reuso, o Consórcio PCJ associou-se ao “Instituto Reuso de Água”.

O convite para a parceria aconteceu na reunião da Câmara Técnica – CT-Indústria dos Comitês PCJ, em fevereiro, durante uma apresentação do Instituto de uma das representantes, Ana Silvia Pereira Santos aos representantes do Consórcio PCJ que estavam na reunião, o secretário executivo, Francisco Lahóz, e o assessor técnico, Flávio Forti Stenico.
O “Instituto Reuso de Água” atua na produção de conteúdo técnico-científico e envolvimento entre pares do setor, de forma a atender às demandas para o cumprimento de metas gerais relacionadas à segurança hídrica e à circularidade da água, para o desenvolvimento sustentável, fomentando a produção integrada de reflexões e ações coletivas a partir da promoção de intercâmbios técnico-científicos e do gerenciamento e compartilhamento de conteúdo relacionado à gestão eficiente da água, envolvendo a água para reuso nas matrizes hídricas.

Para o cofundador do Instituto Reuso de Água, Sergio Ayrimoraes, a parceria com o Consórcio PCJ é de suma importância, uma vez que “o Consórcio PCJ é um ator tradicional e estratégico do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos e as bacias PCJ possuem um contexto hídrico bastante complexo, com elevadas demandas em termos de quantidade e pressões sobre a qualidade da água de seus mananciais. Ter o Consórcio como associado e parceiro do IRdA é muito relevante e oportuno, pois evidencia um alinhamento estratégico entre as suas missões e forma de atuação”.

O Presidente do Consórcio PCJ e prefeito de Limeira (SP), Mario Botion, também enalteceu a parceria com o Instituto Reuso de Água. “Sempre fez parte da cultura do Consórcio PCJ a troca de experiências com diferentes instituições da área de meio ambiente e de gestão de recursos hídricos, como temos atualmente com o Conselho Mundial da Água, com as redes de organismos de bacias Internacional, latino-americana e Brasil, RIOB, RELOB e REBOB, respectivamente. A água de reuso é essencial para segurança hídrica atual e futura”, pontua.

Vale destacar que o Consórcio PCJ vem participando de vários grupos de estímulo para utilização da água de reuso: acompanhamento da experiência piloto do PCJ, que vem sendo desenvolvida pelo SAAE de Indaiatuba e vislumbrou no Instituto mais um caminho importante e para troca de experiências e fortalecimento da campanha em prol do reuso da água.

Os membros do Instituto Água de Reuso são da área pública ou privada, permite participações de pessoas físicas, com assento e poder de voto na Assembleia Geral. Também são parceiros do Instituto Reuso de Água: INCT ETEs Sustentáveis, Portal Saneamento Básico, Portal Tratamento de Água e Observatório das Águas – OGA.

Mais informações sobre o Instituto no link: https://reusodeagua.org/

Sobre Água de Reuso
Água de reuso é a água que foi previamente utilizada em uma atividade específica e que passa por um processo de tratamento adequado para ser reutilizada em outra finalidade. Esse tratamento pode incluir a remoção de impurezas, desinfecção e outros processos para garantir que a água esteja em conformidade com os padrões de qualidade exigidos para sua nova aplicação. O reuso da água é uma prática sustentável que pode ajudar a conservar os recursos hídricos e reduzir a demanda por água potável.
O Consórcio PCJ abordou este tema no terceiro episódio do pod/videocast da entidade, o ÁguaCast, com o diretor técnico da Sanasa Campinas, Marco Antônio dos Santos. O episódio está está disponível no Youtube e no Spotify.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo