Consórcio PCJ é eleito novamente conselheiro titular do CNRH

Comitês PCJ também conseguiu vaga como segundo suplente no segmento dos Comitês
No último dia 12 de maio, em Assembleia do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), realizada em Brasília (DF), com membros do segmento dos Comitês, Consórcios e Associações Intermunicipais de Bacias Hidrográficas, o Consórcio PCJ foi eleito, novamente por unanimidade, conselheiro titular do CNRH. Representando a entidade, estiveram presentes o secretário executivo, Francisco Lahóz, e o gerente de sensibilização e comunicação, Murilo Sant’Anna.

O Consórcio Intermunicipal da Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba (CIBAPAR) ficou com a primeira suplência e o Consórcio Intermunicipal para a Gestão Ambiental das Bacias da Região dos Lagos, do Rio São João e Zona Costeira (CILSJ), ficou sendo o segundo suplente.

Os Comitês PCJ ficaram com a segunda suplência da vaga destinada ao segmento dos Comitês de Bacias, graças à articulação do Consórcio PCJ e do vice-presidente dos Comitês PCJ e diretor técnico da Sanasa/Campinas, Marco Antônio Santos, que também esteve presente à reunião.
A posse dos conselheiros se dará até o meio do ano, em reunião a ser agendada ainda pelo CNRH.

Presidido pela Ministra do Meio Ambiente, o CNRH é composto por representantes de Ministérios e Secretarias Especiais da Presidência da República, Conselhos Estaduais de Recursos Hídricos, usuários de recursos hídricos (irrigantes; indústrias; concessionárias e autorizadas de geração de energia hidrelétrica; pescadores e usuários da água para lazer e turismo; prestadoras de serviço público de abastecimento de água e esgotamento sanitário; e hidroviários), e por representantes de organizações civis de recursos hídricos (comitês, consórcios e associações intermunicipais de bacias hidrográficas; organizações técnicas e de ensino e pesquisa, com interesse na área de recursos hídricos; e organizações não governamentais).

Hoje, são 57 conselheiros com mandato de três anos. O número de representantes do Poder Executivo Federal não pode exceder à metade mais um do total de membros. O CNRH é a instância mais alta na hierarquia do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, instituído pela Lei nº 9.433, de 1997. O colegiado desenvolve regras de mediação entre os diversos usuários da água, sendo um dos grandes responsáveis pela implantação da gestão dos recursos hídricos no território nacional.

Conselheiros do segmento/setor Comitês, Consórcios e Associações Intermunicipais de Bacias Hidrográficas:

Consórcio e Associações Intermunicipais de Bacias Hidrográficas:
Titular: Consórcio Intermunicipal das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ);
1º Suplente: Consórcio Intermunicipal da Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba (CIBAPAR);
2º Suplente: Consórcio Intermunicipal para a Gestão Ambiental das Bacias da Região dos Lagos, do Rio São João e Zona Costeira (CILSJ);

Comitês de Bacias Hidrográficas:
Titular: Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí;
1º Suplente: Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pardo (CBH –Pardo);
2º Suplente: Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba Capivari e Jundiaí (Comitês PCJ);

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo