Consórcio PCJ debaterá com a comunidade a ocorrência de Eventos hidrológicos extremos

O ano de 2014 foi o mais seco já registrado na série histórica, superando inclusive a pior seca do período que aconteceu entre os anos de 1953 e 1956. O Sistema Cantareira teve todo seu volume útil consumido, o que acarretou a necessidade de explorar águas mais profundas do reservatório, a chamada reserva técnica. Os Rios das Bacias PCJ tiveram vazões muito restritas, causando dificuldades de captação e danos ambientais como a morte de peixes. Diante disso, o Consórcio PCJ em parceria com a Petrobras/Replan organizará quatro encontros entre os meses de maio e junho, para discutir com a comunidade a ocorrência de “Eventos Hidrológicos Extremos”.
A iniciativa conta com o apoio da Iandé – Educação e Sustentabilidade, Comitês PCJ, OCA Laboratório de Política e Educação Ambiental da ESALQ e do Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão em Conservação e Educação (NACE – PTECA ESALQ USP). O primeiro encontro acontecerá no dia sete de maio, a partir das 8h, no SESC em Piracicaba (SP) e o tema será: “Políticas Públicas no Contexto dos Eventos Extremos”. Os outros eventos serão no município de Capivari (SP), no dia 14 de maio, em Jundiaí (SP), no dia 21 do mesmo mês, e o encontro de encerramento voltará a ocorrer no município de Piracicaba, no dia 21 de junho. Mais detalhes da programação podem ser obtidos na página do Facebook, criada exclusivamente sobre o evento (clique aqui para acessar), e no site do Consórcio PCJ (www.agua.org.br).

O propósito dos encontros é informar e situar os participantes sobre a realidade dos eventos extremos nas Bacias PCJ e construir um plano de ação para a prevenção e superação desses fenômenos climáticos, além de potencializar a divulgação das ações e informações gerados do comportamento hidrológico feito pela Sala de Situação dos Comitês PCJ e organismos gestores.

Os eventos extremos estão se tornando cada vez mais rotineiros e intensos, as chuvas de 2014 e 2015 não conseguiram carregar em 100% as nascentes das Bacias PCJ. Prova disso é que mesmo com as chuvas acima da média histórica nos meses de fevereiro e março de 2015, as vazões dos rios nas Bacias PCJ estão abaixo da média para o período. Em 2014, que é considerado a estiagem mais severa dos últimos 90 anos, os rios das Bacias PCJ apresentaram recordes de baixas vazões, o Rio Piracicaba, por exemplo, que nessa época mais seca do ano, costuma apresentar vazões de 40 m³/s, chegou apresentar 4 m³/s, durante o mês de agosto, a menor vazão já registrada. O Rio Atibaia, próximo à captação de Valinhos e Campinas, teve momentos de vazões de 3 m³/s, quando o natural seria no mínimo 15 m³/s.

As inscrições são online e já estão abertas. A participação é gratuita e as vagas são limitadas. Para se inscrever, faça clique aqui para ir para a página de inscrições no Google.

 

Atenção! Caso você seja usuário de conta Google, será necessário fazer o login para continuar. No encontro final, no dia 14 de junho, será entregue certificado a todos os participantes

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo