Consórcio PCJ auxilia Cosmópolis na conscientização da população sobre esgoto e água da chuva

Técnicos do Consórcio PCJ estiveram presentes na secretaria de Saneamento Básico do município de Cosmópolis, no mês de julho, para auxiliar no Programa “Água da Chuva não é Esgoto”, que visa conscientizar a população local a não ligar a água da chuva diretamente na rede de esgoto. Recentemente, o secretário da pasta, Vital Caló, enviou ofício agradecendo o apoio da entidade tanto no programa como na interlocução com outras iniciativas similares.

Os representantes do Consórcio PCJ se reuniram com Caló e compartilharam materiais, apresentaram um roteiro para o programa e técnicas a serem aplicadas pela prefeitura, que está construindo uma estação de tratamento de esgoto prevista para ser inaugurada no próximo mês.

Um dos passos importantes do roteiro “Água da chuva não é esgoto” foi a visita que a Secretaria de Saneamento Básico de Cosmópolis, dirigida por Vital Caló, realizou por intermédio do Consórcio PCJ, na concessionária dos serviços de água e esgoto da cidade de Limeira (SP), Foz do Brasil, onde foram recebidos por uma equipe que esclareceu dúvidas sobre sistema de gestão de efluentes industriais e o trabalho desenvolvido para monitorar o lançamento irregular de água de chuva na rede de esgoto. A visita foi marcada pela troca experiências no âmbito de controle e fiscalização do descarte de efluentes domésticos industriais.

Caló agradeceu ao Consórcio PCJ a oportunidade de conhecer a Foz do Brasil e afirmou que o encontro foi de grande valia para o aprimoramento do município de Cosmópolis na preparação de projetos. “Por ser uma empresa já consolidada no cenário da administração dos serviços de água, a Foz do Brasil pôde nos ajudar com detalhes sobre o projeto da nossa cidade e colaborar com as etapas que estamos viabilizando com a prefeitura. A ideia é que nossa ETE não sofra com sobrecarga de esgoto”.

Vital ainda explicou o andamento do projeto “Água da Chuva não é Esgoto”. “Primeiramente as secretarias municipais de Meio Ambiente, Educação e Saneamento vão sentar e delimitar uma ação publicitária para conscientizar os munícipes tanto nas ruas quanto nas escolas. Depois dessa etapa, realizaremos a fiscalização, casa por casa”, enfatizou.

Para o diretor da Foz e vice-presidente do Programa de Tecnologia e Sistema de Gestão do Consórcio PCJ, Rogério Tadeu Ramos Sarro, a troca de experiências contribui com o desenvolvimento do setor de saneamento e encurta o caminho para se chegar ao resultado. “Uma das formas de melhorar a eficiência é pesquisar o que é feito por outras empresas. Limeira é uma concessão bastante madura e certamente tem muito a contribuir em termos de gestão e boas práticas”, avalia.

Os municípios de Cosmópolis e de Limeira, e a Concessionária Foz do Brasil são associadas ao Consórcio PCJ. Cosmópolis, através do prefeito Antonio Fernandes Neto, é vice-presidente de Programas Regionais; a Foz do Brasil, por meio do representante Rogério Tadeu Ramos Sarro, é vice-presidente de Tecnologia e Sistema de Gestão e Limeira é uma das cidades Conselheiras da entidade através do vereador Paulo Hadich. Os cargos foram definidos na última eleição da Diretoria do Consórcio PCJ, em março deste ano.

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo