Consórcio PCJ apresenta compromissos da comunicação com a divulgação da gestão de recursos hídricos

O Consórcio PCJ, por meio da sua Assessoria de Comunicação, apresentou na última quarta-feira, dia 18, durante o Encontro de Jornalistas que a entidade e parceiros promoveram na PUC-Campinas, com a presença de 170 pessoas, o documento “Compromissos da Comunicação com a divulgação da Gestão de Recursos Hídricos”, que tem por objetivo auxiliar e nortear ações de comunicação das assessorias de imprensa das entidades que formam o sistema de gerenciamento de recursos hídricos.
No total, são 13 compromissos de atitudes que pretendem intensificar a disseminação de informações acerca da gestão da água e formas de participação e engajamento da comunidade. A intenção é utilizar a divulgação do sistema de gerenciamento de recursos hídricos como uma importante ferramenta de sensibilização.

Durante o encontro dessa quarta-feira, o jornalista e consultor de comunicação do Fórum Mundial da Água, João Freire, apresentou dados preocupantes sobre a sensibilização da sociedade brasileira acerca da problemática da água e do meio ambiente. Os que mais chamaram a atenção foram que, segundo os dados mostrados, 53% nunca ouviram falar de desenvolvimento sustentável, 80% não consideram a falta de saneamento básico um problema, 61% não se preocupam com a poluição de fontes de água e 11% não sabem apontar nenhum problema ambiental.

Esse cenário demonstra o vasto campo a ser trabalhado ainda pela comunicação ambiental. “O objetivo dos 13 compromissos é atuar em duas vertentes. A primeira, obviamente, é auxiliar as assessorias de imprensa com diretrizes que auxiliem a produção de pautas relacionadas à água e sua capacidade de ser reproduzida pelas redações dos veículos de imprensa. E o segundo viés é o uso da mídia como poderosa ferramenta de sensibilização sobre gestão participativa dos recursos hídricos”, atentou o gerente de comunicação do Consórcio PCJ, Murilo Sant’Anna, durante o evento com jornalistas.

O documento ainda está recebendo contribuições de assessorias de comunicação dos municípios e empresas associados, como também de demais entes do sistema. Os interessados que queiram contribuir com sugestões e melhoramentos com o teor documento devem fazê-lo pelo e-mail imprensa@agua.org.br até o dia 31 de outubro. Acompanhe abaixo cada um dos compromissos por ora propostos pelo Consórcio PCJ.

Compromissos da comunicação com a divulgação da Gestão de Recursos Hídricos

O Brasil completou em 2017 duas décadas da promulgação da sua Política Nacional de Recursos Hídricos, considerada uma das mais modernas no mundo, com foco na gestão participativa dos recursos hídricos. Muitos avanços foram verificados nesses 20 anos da “Lei das Águas” (Lei 9.433/1997) no campo técnico, porém, o conhecimento dessa legislação e sua importância por parte da sociedade brasileira, ainda engatinha. Uma pesquisa de 2006 realizada pela organização não governamental WWF, com mais de mil pessoas em 207 municípios apontou que 61% dos entrevistados nunca tinham ouvido falar em Bacia Hidrográfica; e dos 38% que declararam conhecer o termo bacia hidrográfica, 88% disseram não conhecer ninguém que participa de um comitê de Bacias.

Passados quase 10 anos dessa primeira investigação, a organização não governamental Article 19 em parceria com o grupo de Acompanhamento e Estudos de Governança Ambiental da Universidade de São Paulo (USP) realizou em 2015 o estudo “Transparência na Gestão de Recursos Hídricos no Brasil”, que revelou a fragilidade da disseminação de informação sobre recursos hídricos, tema que não tem sido estratégico pelos governos. A pesquisa mostrou que os 26 estados e o Distrito Federal variam entre 0 e 65 num índice que vai até 100 pontos, que indica a transparência das informações nas páginas eletrônicas institucionais dos órgãos gestores estaduais de recursos hídricos.

Diante desse cenário, o Consórcio PCJ elencou 13 Compromissos da Comunicação com a divulgação da Gestão de Recursos Hídricos a ser replicado com veículos de imprensa, assessorias de comunicação e demais profissionais da área. O objetivo dessa iniciativa é tornar a pauta da água uma editoria fixa na mídia nacional, fomentando assim a articulação popular em exigir que a gestão de recursos hídricos seja tratada como política pública essencial pelos governos.

Eis os compromissos:

  • Sensibilizar a comunidade acerca da problemática da água e seus impactos futuros.
  • Cultivar a participação da sociedade nos entes que formam o sistema de gerenciamento de recursos hídricos, como os Consórcios, Comitês e Agências de Bacias.
  • Disseminar as ferramentas de gestão de recursos, tais como: Implantação dos entes do sistema, aplicação da cobrança pelo uso da água, elaboração e efetiva implantação dos planos de bacias.
  • Praticar sempre a divulgação de informações verídicas e embasadas em conhecimento técnico-científico.
  • Buscar a aproximação com a imprensa com o objetivo de dar transparência às ações de gestão de recursos hídricos, promovendo a gestão participativa.
  • Incentivar e alavancar a pauta “água” dentro das redações.
  • Promover a capacitação técnica de jornalistas e profissionais de comunicação com a realização de encontros, seminários, workshops e cursos on line.
  • Incentivar a participação jornalística em eventos de gestão de recursos hídricos.
  • Dar destaques às demandas sociais, estimulando políticas públicas voltadas à gestão de recursos hídricos.
  • Promover e avaliar ações de impacto sobre a disponibilidade de água atual e futura.
  • Estimular o entendimento por parte da sociedade acerca das atividades e compromissos da gestão de recursos hídricos, buscando assim, ampliar o engajamento nas discussões sobre o tema.
  • Promover a participação nos Conselhos Estaduais e Nacional de Recursos Hídricos.
  • Fortalecer a comunicação integrada, unindo forças entre as áreas de jornalismo, publicidade e propaganda e relações públicas, como forma de ampliar a sensibilização acerca de temas direta e indiretamente ligados à água.
  • Propiciar a interação com as mídias sociais, utilizando-as como ferramenta estratégica de ouvidoria e participação popular nas decisões sobre a gestão de recursos hídricos.
  • Fomentar o uso de novas tecnologias e experimentos com o objetivo de ampliar a disseminação de informações mais claras e mais simplificadas sobre o conhecimento técnico da área, aumentando assim o entendimento da comunidade.
  • Motivar a produção audiovisual na comunidade acerca da relação água x sociedade e reflexos econômicos.
  • Promover o intercâmbio de notícias com os demais entes de gestão de recursos hídricos internacionais como as Redes de organismos de Bacias nacional (REBOB), latino-americana (RELOB), e internacional (RIOB), além de participação ativa no Conselho Mundial da Água.
  • Propiciar o engajamento do cidadão no processo de debate de gestão de recursos hídricos de forma transparente e honesta.

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