Campinas é a primeira no ranking ambiental paulista entre municípios com mais de 500 mil habitantes

Crédito Foto: Arquivo / Prefeitura de Campinas

Associada ao Consórcio PCJ, metrópole é reconhecida no Programa Município VerdeAzul pelo aprimoramento de sua gestão ambiental e por ações de sustentabilidade

Município associado ao Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ), Campinas é destaque no ranking ambiental paulista. Entre 645 participantes do Programa Município VerdeAzul (PMVA), a metrópole ocupa o 1º lugar entre as cidades do Estado de São Paulo com mais de 500 mil habitantes. Estratégias voltadas ao aprimoramento da gestão ambiental e ações de sustentabilidade em diversas áreas respondem pelo desempenho de Campinas, que pelo décimo ano consecutivo é certificada como município VerdeAzul. Lançado em 2007, o PMVA tem o propósito inovador de medir e apoiar a eficiência de gestão com a descentralização e valorização da agenda ambiental dos municípios.

No ranking geral paulista, Campinas ocupa a 50ª posição, com nota 83,64, mas figura em 1º lugar entre os municípios acima de meio milhão de habitantes. “Isto é fruto de gestão com rigor técnico e vontade política. Tivemos grandes desafios, como a pandemia e suas repercussões com impactos econômicos, afetando, na maior parte, as grandes cidades”, afirma Rogério Menezes, secretário municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

A posição de Campinas no ranking do PMVA, de acordo com Menezes, vincula-se a projetos e programas desenvolvidos no município. “Há cerca de dois anos, implementamos a Usina Verde, que realiza a compostagem dos resíduos orgânicos provenientes de galharia, restos de poda de árvores e lodo de estações de tratamento da Sanasa (Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S.A.)”, destaca. No processo de compostagem, estes materiais deixam de emitir gases, como o metano, e evita-se que cerca de 100 toneladas de resíduos sejam enviadas ao aterro sanitário.

O secretário elenca ainda a construção da EPAR, Estação Produtora de Água de Reúso, e lembra que atualmente Campinas tem capacidade instalada para tratar 100% de seu esgoto. “A Secretaria de Serviços Públicos intensificou as ações de arborização urbana com o programa de plantio de mais de 5 mil mudas nas calçadas, mais de 50 espécies, em 15 bairros do distrito do Campo Grande. A Fundação Mata de Santa Genebra mantém o Projeto Gênesis, de plantio de árvores em Áreas de Preservação Permanente (APPs) e até o final deste ano vai plantar mais 10 mil mudas. Também há o plantio de árvores por meio das compensações ambientais em APPs pela Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável”, completa.

Além de Campinas, outros nove municípios associados do Consórcio PCJ conquistaram o selo Município VerdeAzul: Americana, Bragança Paulista, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Limeira, Louveira e Santa Bárbara d’Oeste. Bragança Paulista, especialmente, figura este ano em 1º lugar no ranking geral do PMVA.

“Com o apoio nas áreas de saneamento, reflorestamento e educação ambiental, o Consórcio PCJ, ao longo dos anos, vem favorecendo os indicadores ambientais entre membros da entidade”, destaca o secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz.

“A partir de projetos e programas bem construídos, esperamos que todos os nossos municípios associados ocupem posições cada vez mais destacadas neste importante ranking ambiental do Estado de São Paulo”, finaliza.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo