Caminho Para o Paraíso Ecológico é Debatido em Ipeúna

08/04/11 

A prefeitura de Ipeúna (SP) ao lado do Consórcio PCJ debateu no último dia quatro de abril a implantação de projeto de ações ambientais no município denominado “Caminho para o Paraíso Ecológico”. O objetivo é implantar iniciativas de recuperação e preservação do meio ambiente que sirvam de modelo, também, para outras localidades.

Pelas características especiais de Ipeúna e localização estratégica, como conservadora de águas para as Bacias do Rio Corumbataí, principal manancial de abastecimento do município de Piracicaba, estiveram presentes para debater as condições ambientais e hídricas, atuais e futuras do município, o Sr. Ildebran Prata, Prefeito Municipal de Ipeúna-SP, O Sr. José Antônio de Campos, Vice-Prefeito Municipal, o Sr. Adilson Rodrigues da Silva, Presidente da Câmara Municipal, o Economista Sr. Dalto Favero Brochi, Secretário Executivo do Consórcio PCJ, o Eng. Francisco Carlos Castro Lahóz, Coordenador de Projetos e Assessor Especial da Presidência do Consórcio PCJ.

A preocupação da municipalidade ficou evidenciada através da conservação dos mananciais pelo fato de seu território abrigar grande parcela da região de nascentes do Rio Passa Cinco, bem como do encontro das águas desse manancial com o Ribeirão Cabeças, dois importantes afluentes do Rio Corumbataí.

Ao longo dos anos o município através de programas próprios ou em parceria com o Consórcio PCJ, Fórum em Defesa do Rio Corumbataí, universidades, governos de estado e iniciativa privada, iniciou ações de recuperação das nascentes, fortalecimento dos fragmentos florestais, educação ambiental, entre outras ações, inseridas inclusive, no contexto e orientação de uma região de “Área de Proteção Ambiental” (APA), denominada APA do Corumbataí, porém, pela lentidão das intervenções, os prejuízos ambientais que já foram causados e caso não enfrentados com medidas drásticas proliferam rapidamente, principalmente quanto a erosão, por tratar-se de região de solo arenoso.

Comentou-se que o município acolheu as ações para a implantação da APA, ao Projeto Município Verde e a outras iniciativas governamentais, porém, infelizmente os recursos prometidos para auxiliar no desenvolvimento de projetos já existentes, com bastante sucesso, como o da reciclagem, educação ambiental e reflorestamento ciliar não foram, ainda, enviados.

Mesmo assim, a municipalidade continua trabalhando e aguardando os apoios e recursos que lhe foram prometidos.

Os representantes do Consórcio PCJ lembraram que universidade em destaque, a Unesp de Rio Claro, realizaram e estão realizando inúmeros estudos na Bacia do Rio Corumbataí onde enquadra-se o território de Ipeúna, tendo-se a lamentar que ainda não houve a sensibilização e a baixa hidrográfica pede socorro, das autoridades, setores públicos e privados e todos que possam contribuir.

Os representantes do Consórcio PCJ, realizaram uma retrospectiva histórica das ações da entidade na Bacia Hidrográfica em debate, principalmente entre 1999 a 2005 quando os municípios de Piracicaba e Santa Gertrudes, com apoio e coordenação do Consórcio PCJ desenvolveram o Programa de Exercício da Cobrança pelo uso da Água, denominado “0,01m3”, onde muitas das ações, ainda, estão sendo praticada, tal como o “Matrizeiro” para produção de sementes de árvores ciliares, localizado na Estação de Tratamento de Água Capim Fino – Piracicaba – SP.

Concluíram que o Programa “0,01m3” permitiu o plantio de mais de 500 mil mudas nativas sensibilizaram os alunos sob a importância da preservação ambiental, elaboraram Termos de Referência e Projetos para tratamento de esgoto, realizaram experiência piloto com apoio da COSAN para desobstruir 100m de calha do Rio Corumbataí retirando-se os eucaliptos debruçados sob o leito e permitindo modular o custo linearmente para estendê-lo por toda calha do rio, publicar livro dobre o Rio Corumbataí, entre outras ações importantes.

Um ponto positivo que merece destaque é que através do “Projeto Água Limpa” do Governo do Estado de São Paulo, está sendo construída uma Estação de Tratamento de Esgotos com abrangência a 100% da população da região central de Ipeúna.

Está sendo iniciado um movimento, por iniciativa do Consórcio PCJ, no sentido de unirem os municípios da bacia do rio Corumbataí em um projeto especial na entidade, buscando uma ações comuns para revitalização desse importante manancial. Nos últimos anos houve registros de tentativas da prefeitura de Piracicaba (SP) em estabelecer entendimentos com os demais municípios com tal objetivo.

Ao final dos debates decidiu-se denominar as ações previstas como “Caminho para o Paraíso Ecológico”, cuja estrutura e aplicação foi delegada ao escritório regional do Consórcio PCJ, localizado em Piracicaba-SP, que é coordenado pelo Eng. Francisco Carlos Castro Lahóz, que da própria sala de reunião iniciou contatos telefônico visando a obtenção de apoio técnico, financeiro e institucional que venham a garantir a sustentabilidade do projeto e informou aos interessados os telefones (19) 3435-5251 e (19)3422-5457, e o e-mail marcele@agua.org.br.

O Prefeito Ildebran Prata passou ao Economista Dalto Fávero Brochi, Secretário Executivo do Consórcio PCJ, uma lista de prioridades que serão providenciadas em s Assessoria de comunicação – Consórcio PCJ  

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo