Barragens de Amparo e Pedreira recebem recursos para início das obras

O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, assinou nessa quarta-feira, dia 07 de junho, termo aditivo no contrato de financiamento das barragens de Duas Pontes, no Rio Camanducaia, na cidade de Amparo, e de Pedreira, no Rio Jaguari, que permite a transferência de parte de recursos do projeto de macrodrenagem de Guarulhos para investimento nas represas. No total, serão investidos pelo Estado R$ 782 milhões na construção das barragens nas Bacias PCJ.
O presidente do Consórcio PCJ e prefeito de Nova Odessa (SP), Benjamim Bill Vieira de Souza, esteve presente durante a cerimônia de assinatura do aditivo ao lado do coordenador de projetos da entidade, José Cezar Saad, e comemorou essa grande conquista para a região. “Nós do Consórcio PCJ lutamos pela construção dessas barragens desde 1992, fomos um dos coordenadores do projeto básico das represas.  A assinatura do documento pelo governador, que permitirá o início das obras, evidentemente, é uma conquista enorme para dar maior segurança hídrica para nossa bacia”, comentou Bill.

Com os recursos assegurados, o próximo passo é a abertura de licitação para contratação da empresa responsável pela construção dos reservatórios. No Diário Oficial do Estado de São Paulo de hoje, dia 08, foi publicado que a partir da próxima segunda-feira, dia 12, ficará disponível o edital da licitação para consulta.

As barragens de Amparo e Pedreira serão construídas abaixo do Sistema Cantareira. O objetivo é criar uma reserva hídrica estratégica nas Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Bacias PCJ). O reservatório de Pedreira ocupará uma área de 4,3 km² e terá capacidade para acumular 31,9 milhões m³ de água. As comportas vão permitir uma vazão regularizada de 8,5 m³/s. Já o reservatório Duas Pontes deverá ocupar uma área de 8,8 km², com capacidade para 53,4 milhões m³ e vazão regularizada de 8,7 m³/s.

Também estiveram presentes à assinatura do termo aditivo, o secretário estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, Benedito Braga, o prefeito de Amparo, Luiz Oscar Vitale Jacob, o prefeito de Campinas, Jonas Donizete, e o prefeito de Pedreira, Hamilton Bernardes.

Durante a ocasião, o presidente do Consórcio PCJ solicitou ao governador Geraldo Alckmin agendamento de reunião para tentar viabilizar recursos financeiros para implantação do projeto de macrodrenagem do Ribeirão Quilombo. O empenho do presidente nesse assunto foi demonstrado também nessa semana, durante a comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente. “Nós vamos entrar numa briga grande para limpar o nosso Ribeirão Quilombo, para que ele volte a ter peixes, como quando eu era menino tive a oportunidade de pescar”, disse Bill.

Barragens1DSC_0638_webDSC_0585_webDSC_0592_webDSC_0632

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

18 de junho de 2025

Tema foi debatido no Fórum Internacional de Segurança da Água, em São Paulo, nos últimos dias 12 e13 de junho As mudanças climáticas estão ocasionando…

17 de junho de 2025

Evento será realizado no período da manhã, das 10h às 11h30 e é voltado para os profissionais de educação das Bacias PCJ O Consórcio PCJ…

12 de junho de 2025

Volume útil do Sistema Cantareira mantém redução e atinge 52,7% de reservação O Consórcio PCJ encaminha o Boletim Hidrológico das Bacias PCJ, referente às precipitações…

Pular para o conteúdo