Água em quantidade e qualidade para o desenvolvimento sustentável de nossa região

 

O Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março, foi instituído em 1993 durante a Assembléia Geral das Nações Unidas (ONU). Todos os anos os países no mundo são convidados a discutir e realizar atividades que promovam a conscientização pública sobre a importância da água. Para este ano, o tema proposto é o da Qualidade da água.

 

As bacias hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (bacias PCJ), nas quais está inserida a Região Metropolitana de Campinas, possui problemas sérios de escassez e de qualidade dos cursos hídricos. Em 1989, quando o Consórcio Intermunicipal das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ) foi criado, apenas 3% dos esgotos da região passavam por tratamento e a população era de 3 milhões de habitantes.

 

Somando-se a escassez de recursos hídricos com um alto índice de poluição de nossos rios, o que se desenhava naquela época era um futuro difícil para o abastecimento de uma das regiões mais industrializadas e populosas do Brasil – atualmente temos mais 5 milhões de habitantes. Desde aquela época o desafio é, além do aumento da disponibilidade hídrica, a melhoria de sua qualidade, para seus múltiplos usos, como o agrícola, industrial e, sobretudo, para o consumo da população, dentre outros.

 

O Consórcio PCJ sempre mostrou seu compromisso com a preservação e recuperação dos mananciais da região. Um dos primeiros passos para isso foi a instituição de uma cultura de gestão de recursos hídricos envolvendo o poder público, o setor usuário e a sociedade civil.

Hoje, a região das bacias PCJ é referência e modelo na gestão em recursos hídricos, com três comitês de bacia e a cobrança pelo uso da água implantada, que gera recursos para sistemas de tratamento de esgotos, ações de combate às perdas de água nos sistemas de distribuição, proteção de nascentes, educação ambiental, entre outras.

 

Atualmente 45% do esgoto produzido nas bacias PCJ passam por algum tipo de tratamento e a expectativa é de atingir 95% até 2014 e desse modo contribuir para a despoluição de nossos mananciais, aumentando a qualidade da água captada pelos municípios.

 

Porém, qualidade da água, bem como qualquer ação de preservação ambiental, não se consegue apenas com ações nos âmbitos público e privado. Temos que ter participação da população nesse processo para alcançarmos o sucesso dessa iniciativa. Ações de educação ambiental devem ser incessantemente desenvolvidas para que as atuais e futuras gerações saibam que água é um recurso natural finito.

 

Em seus 20 anos o Consórcio PCJ tem desenvolvido ações para o aumento da quantidade da e acima de tudo por uma água de melhor qualidade em nossa região. Sempre através do diálogo suprapartidário com as prefeituras, com os usuários públicos e privados, com o setor produtivo e com a população, conscientizando a todos sobre a importância do uso racional da água e sua preservação. Ainda temos muito que avançar, mas já demos importantes passos.

  Angelo Augusto Perugini Presidente do Consórcio PCJ e Prefeito Municipal de Hortolândia  

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo