Notícia Boa! Programa de Proteção aos Mananciais distribui mais de 17mil mudas nativas

O Consórcio PCJ distribuiu até o mês de maio de 2021, um total de 17.050 mudas nativas para projetos de recomposição florestal em municípios e empresas associadas. Essa quantidade é suficiente para recuperar uma área degradada de 10,2 hectares, o que representa o tamanho em extensão do Bosque dos Jequitibás, importante reserva florestal urbana e ponto turístico do município de Campinas (SP).

Essas atividades estão sendo executadas através do Programa de Proteção aos Mananciais da entidade, que neste ano completa 30 anos de atuação e possui parceria com 15 viveiros municipais no fornecimento de mudas.

O Consórcio PCJ ainda firmou parceria com a Fundação Florestal de Piracicaba para a doação de 16 mil mudas nativas até o final desse ano para auxiliar nos projetos de recuperação da Área de Proteção Ambiental (APA) Barreiro Rico, que abrange quatro municípios: Anhembi, Santa Maria da Serra, Piracicaba e Botucatu, no interior do Estado de São Paulo. No total, somando as remessas de 2020 e 2021 o projeto vai receber 20 mil mudas.

Paralelamente a isso, o Consórcio PCJ tem prestado apoio aos viveiros parceiros no fornecimento de insumos, como saquinhos para mudas, sementes e outros apoios para ampliar a produção. No último ano, o Programa distribuiu aos municípios associados 50 mil mudas nativas, o que significou a recuperação de uma área total de 30 hectares. Mesma meta pretende ser obtida em 2021.

O Programa de Proteção aos Mananciais (PPM) surgiu em 1991 e tem como objetivo proteger os mananciais de uso público para garantir água de qualidade para toda a população das Bacias PCJ, através do desenvolvimento de projetos de reflorestamento ciliar nos rios da região, com a participação dos viveiros parceiros e o envolvimento da comunidade.

Ao longo dos seus quase 30 anos, o PPM já plantou mais de 4,5 milhões de mudas nas Bacias PCJ em 2.700 hectares de matas ciliares, o equivalente a 3.610 campos de futebol e 20 vezes a área do Parque Ibirapuera, em São Paulo.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo