Rigesa patrocina projeto ambiental em Valinhos

13/09/2010

Duas toneladas de pilhas e baterias coletadas no município serão destinadas para reciclagem

A empresa associada ao Consórcio PCJ, Rigesa, uma das líderes no segmento de embalagens no Brasil, patrocina desde 2008 o Projeto Leão Caça-Pilhas, criado pelo Lions Clube de Valinhos. O projeto consiste em recolher e dar um destino adequado às pilhas e baterias usadas, que não devem ser descartadas em lixo comum.

A Associação Comercial de Valinhos é responsável por comercializar os coletores onde os cidadãos podem depositar pilhas e baterias que já não têm mais utilidade. Hoje existem cerca de 350 coletores espalhados por diversos pontos da cidade.

Na próxima terça-feira, 14 de setembro, serão recolhidas na sede da Cooperativa de Reciclagem Recoopera, em Valinhos, cerca de duas toneladas de pilhas e baterias que foram coletadas nos últimos 12 meses no Município.

Todo o material será encaminhado para a empresa Suzaquim, localizada em Suzano, na Grande São Paulo, especializada na desmontagem, separação, classificação e destinação adequada desses resíduos. “Esta já é a segunda remessa que o Projeto Leão Caça-Pilhas encaminha para a Suzaquim, e o custo do envio é coberto pela Rigesa”, afirma Fernando Nery, coordenador de Meio Ambiente da Rigesa.

Segundo Nery, o número de material coletado vem aumentando a cada ano, o que significa que a população está mais consciente da questão da preservação ambiental, por isso colabora em massa com o projeto. “Além de favorecer o meio ambiente, o projeto também tem um cunho social, pois cada vez que um coletor é adquirido na Associação Comercial, o valor arrecadado é destinado às entidades sociais locais”, explica.

Tanto as pilhas como as baterias podem afetar a saúde e o meio ambiente se não forem devidamente descartadas, pois contêm produtos tóxicos como mercúrio, lítio, manganês e cádmio. “Alguns metais existentes nesses produtos são recuperados e enviados novamente para a indústria química”, explica Nery. “Com o Projeto Leão Caça-Pilhas, que já foi divulgado e reconhecido em fóruns ambientais, evitamos que pilhas e baterias sejam destinadas a aterros comuns e que o solo seja contaminado”, completa.

  Duas toneladas de pilhas e baterias coletadas no município serão destinadas para reciclagem

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo