Nossos
Programas

O Consórcio PCJ tem como objetivo a gestão e recuperação dos recursos hídricos, através da integração regional, tendo como base de seu trabalho a sensibilização ambiental em todos os setores da sociedade sobre a problemática dos recursos hídricos da região.

Essas ações estão divididas em 10 programas de atuação que tem como foco o planejamento, fomento e sensibilização. A entidade tem como Missão promover ações para preservar e recuperar os recursos hídricos das Bacias PCJ e sua Visão é tornar-se uma entidade modelo em gestão dos recursos hídricos por bacia hidrográfica.

Semana da Água 2013



TEMA: SISTEMA CANTAREIRA: #COMPARTILHANDO DESAFIOS

EM BUSCA DE UMA CULTURA REGIONAL VOLTADA AO RESPEITO MÚTUO E AOS CUIDADOS COM A ÁGUA
Projeto que há 20 anos busca incentivar os agentes locais de bacias hidrográficas organizarem estruturas e recursos financeiros para resolverem seus problemas ambientais.

OBJETIVOS DO PROJETO

Desenvolver ações que promovam, em todos os níveis de ensino, a conscientização dos problemas e soluções relacionados ao gerenciamento, à conservação e à proteção dos recursos hídricos; Ressaltar a importância de arrecadação de recursos financeiros na própria região para recuperação de nossos rios; Sensibilizar a sociedade e os principais dirigentes políticos sobre a necessidade de criar a gestão de bacias.

PÚBLICO ALVO

Secretarias Municipais de Educação; Diretorias Regionais de Ensino; Diretores, Professores e coordenadores de Escolas da Rede Pública de Ensino; Educadores; Alunos e Familiares. Técnicos dos Serviços Municipais de Água e Esgoto; Técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e segmentos interessados da comunidade.

METODOLOGIA

O projeto é desenvolvido através de um curso de formação de agentes multiplicadores. Estes devem multiplicar os conhecimentos adquiridos e ao final do projeto é realizado o seminário de avaliação, como segue:
Primeiro Semestre: Preparação e sensibilização de Coordenadores, Professores e outros aplicadores do projeto, por meio de treinamentos teóricos e práticos.

Segundo Semestre: A aplicação do projeto nos municípios ocorre entre os meses de agosto a novembro. Durante a aplicação os participantes visitam estações de tratamento de esgoto e de água, assistem vídeos, representam peças teatrais com temática ambiental, montam maquetes com sistema de esgotamento sanitário, conversam com pescadores e produtores rurais, assistem palestras, visitam várias cidades da região, aprendem como não desperdiçar a água conhecem viveiros de mudas e plantio de vegetação ciliar. Tudo isso com envolvimento multidisciplinar, porém direcionado para as questões da água e da necessidade de reviver nossos rios. Ao final da semana os parentes, autoridades e comunidade em geral são convidados a participarem da cerimônia de encerramento, onde os participantes de forma descontraída fazem um show, apresentando a todos os conhecimentos adquiridos durante a participação no programa.

Ao final da SEMANA DA ÁGUA há uma Solenidade de Encerramento, e é realizado o Seminário de Avaliação, quando há uma grande troca de informações e experiências entre os municípios.

CRONOGRAMA

25/04 – Abertura.

09/05 – Oficina sobre Bacia Hidrográfica e Mobilização Participativa.

21/05 – Visita técnica às represas do Jaguari e Jacareí, pertencentes ao Sistema Cantareira.

05/06 – Virada Ambiental.

20/06 – Oficina sobre construção de maquetes do Sistema Cantareira.

04/07 – Encerramento da 1ª etapa, com instruções de como elaborar o livro de bordo.

06/11 – Seminário de Avaliação Regional.





Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí
Av. São Jerônimo, 3100 - Americana, São Paulo, 13470-310 Brasil
19 3475-9400
Facebook Youtube Instagram Twitter
PCJ
©Consórcio PCJ 2018 | Todos os direitos reservados