Soluções naturais para problemas hídricos será o tema do Dia Mundial da Água em 2018

Esse ano, o Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22 de março, terá como tema “Natureza para a água”,e pretende explorar maneiras de utilizar a própria natureza para combater os problemas hídricos atuais e futuros.

Oslogan da campanha “AResposta está na Natureza”, sugere que as soluções para a problemáticados recursos hídricos estão na própria natureza, através dos recursos naturais por ela fornecidos. Da mesma maneira que os danos ambientais e as mudanças climáticas geram crises relacionadas à água, o bom trato com o meio ambiente também gera reflexos positivos à gestão desse preciosos líquido.

Ações do homem que causam impactos negativos na natureza, tais como o descarte irregular de resíduos, o consumo exagerado de fontes hídricas e a precariedade de sua conservação, além da exploração dos recursos naturais, ocasionam graves problemas à sociedade, com impactos econômicos e sociais, além dos danos ao equilíbrio ecológico.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), as soluções baseadas na natureza têm o potencial de resolver muitos dos nossos desafios com o tema água. É necessário investir muito mais com a infraestrutura “verde” e harmonizá-la com a infraestrutura “cinzenta” sempre que possível. O plantio de novas florestas, reconectar rios às planícies alagadas, restabelecendo zonas húmidas reequilibrarão o ciclo da água e melhorarão a saúde humana e os meios de subsistência.

As discussões do Dia Mundial da Água 2018 tem o objetivo de sensibilizar as pessoas em olhar para a natureza e entender que ela por si só é a solução para os problemas naturais e, principalmente, para os problemas relacionados à água.

Sobre o dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU no dia 22 de março de 1992. Desde então, essa mesma data a cada ano é destinada à discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.

A data comemorativa é uma oportunidade para se conhecer mais sobre a problemática da água, promover debates na sociedade e tomar atitudes que façam a diferença no uso racional de água. A cada ano, um tema diferente é eleito para ser discutido, que corresponde a um desafio atual ou futuro.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo