Impactos das mudanças climáticas à gestão dos recursos hídricos causam atenção no primeiro dia da Assembleia Geral da RIOB

“Os recursos hídricos se configuram como os mais ameaçados pelas mudanças climáticas, pois são afetados não só pelo viés da quantidade, como também da qualidade”. Com essas palavras, o secretário de meio ambiente e recursos naturais do México, Rafael Pacchiamo Alamán declarou aberta oficialmente a 10ª Assembleia Geral da Rede Internacional de Organismos de Bacias (RIOB), nessa quinta-feira, dia dois de junho.
O primeiro dia de discussões deixou muito claro a preocupação de todos os palestrantes e participantes da Assembleia de como os organismos de bacias devem reagir aos desafios impostos pelas mudanças climáticas e como a maior incidência de eventos climáticos extremos deverão influenciar as políticas públicas na gestão de recursos hídricos.

O governador do Estado de Yucatán, Rolando Rodrigo Zapata Bello, cuja capital é Merida, atentou para a necessidade da união de todos para a superação dos desafios impostos pelas mudanças climáticas. “A gestão dos recursos hídricos deve ser realizada a partir da soma de ações conjuntas, para assim alcançar os objetivos e criar uma sinergia”, discursou.

Bello também destacou que o cuidado de Merida com a água é centenária, iniciado com os maias, antigos habitantes dessa região, que desenvolveram um sistema de captação de água de chuva.

O atual presidente da RIOB, o brasileiro Lupercio Ziroldo Antônio, também atentou que a união e parcerias entre as nações é que permitirá superar as adversidades impostas pelas mudanças climáticas e os eventos extremos. “Devido à ocorrência de eventos climáticos extremos, é necessário a participação maior da comunidade e de todos atores do sistema de gestão para termos mais água de qualidade e em quantidade. A água é o elemento de integração entre os povos, valorizar a água estaremos valorizando a vida no nosso planeta”, pontuou.

Estresse hídrico das Bacias PCJ e seus desafios são debatidos

O vice-presidente dos Comitês PCJ e diretor técnico da Empresa Associada Sanasa, Marcos Antônio dos Santos, que na ocasião também representou a diretoria do Consórcio PCJ, realizou apresentação sobre a situação da gestão das Bacias PCJ, durante o painel “Adaptação das Bacias hidrográficas frente às mudanças climáticas”, ocorrido no período da tarde.

Santos fez um breve panorama sobre a região traçando um paralelo entre a disponibilidade hídrica e a pressão por mais água diante do desenvolvimento econômico e do crescimento populacional, verificado nas últimas décadas. “O grande desafio das Bacias PCJ é o planejamento com ações estruturantes e não estruturantes que nos permitam estar mais preparados para a ocorrência de eventos climáticos extremos”, comentou.

Nessa sexta-feira será a vez do diretor presidente da Agência PCJ, Sérgio Razera, participar do painel “Gerenciamento sustentável de bacias: planejamento e sustentabilidade”, no qual novamente a experiência das Bacias PCJ será apresentada.

Comitiva das Bacias PCJ

A Comitiva das Bacias PCJ é composta pelo gerente de comunicação do Consórcio PCJ, Murilo Sant’Anna, Sérgio Razera, diretor presidente da Agência PCJ, e por Marcos Antônio dos Santos e Paulo Tínel da Empresa Associada Sanasa.

WhatsApp-Image-20160603 (2) WhatsApp-Image-20160603 (3)

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias