Escola municipal de Santa Bárbara d’Oeste recebe prêmio internacional

A Emefei (Escola Municipal do Ensino Fundamental e Educação Infantil) “Profª Maria Augusta C. Camargo Bilia” de Santa Bárbara D’ Oeste, cidade associada do Consórcio PCJ, recebeu o “Prêmio Inovação” da entidade suíça Fundação Antenna (https://www.antenna.ch/en/), com o projeto “Escola de Plantas Medicinais”. O projeto conquistou o primeiro lugar entre 18 inscritos de todo mundo.
Por meio do projeto, o Horto de Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares “Drª Nair Sizuka Nobuyasu Guimarães” é uma realidade de vivência e aprendizagem dos alunos com plantas. Crianças de 3 a 10 anos conhecem os benefícios das plantas, semeiam, colhem, preparam receitas, experimentaram e propagam tudo isso na comunidade, semanalmente.

De acordo com o prefeito de Santa Bárbara d´Oeste, Denis Andia, o prêmio é uma grande notícia. “O reconhecimento internacional diz respeito a uma iniciativa alimentada por pessoas do nosso convívio, dedicadas para melhorar a qualidade de vida da população e também trata da ampliação de alternativas de tratamento da saúde das pessoas. À Dra. Nair Guimarães o nosso agradecimento, pelos estudos de muitos anos e pelo desenvolvimento de projetos com plantas medicinais para serem usadas na cura e tratamento de doenças. Ela é uma entusiasta que contagia a todos. Nossos agradecimentos à diretora Sandra Uetuki Nicoleti, aos professores, alunos, pais de alunos e toda a comunidade que se envolveu”, disse o prefeito.

A escola receberá uma premiação de US$ 3 mil para ampliar as possibilidades do espaço, implantando um miniviveiro com estufa, sistema de compostagem e sistema de coleta de água de chuva para utilizar na produção de mudas, limpeza da escola e irrigação das plantas.

O projeto

O Horto começou a ser desenvolvido em 2013 por meio do projeto “Horta e Jardim Medicinal: Espaços Saudáveis na Escola” e envolveu diversos parceiros, capacitações e troca de experiências. Inaugurado em dezembro de 2016, o espaço recebeu o nome da médica sanitarista “Drª Nair Sizuka Nobuyasu Guimarães” conhecida por atuar em favor da educação e melhoria na qualidade de vida da população. O horto possui um mascote escolhido e desenvolvido pelos alunos, o “Gravetolino”, que é presença garantida em todas as placas que indicam os nomes das plantas no espaço.

Realizado pelos alunos, profissionais e pais representantes do Conselho de Escola, o projeto conta com o apoio da Secretaria de Educação, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Saúde, Viveiro Municipal, Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/Universidade de São Paulo), DAE (Departamento de Água e Esgoto), entre outros.

Ciência voltada às necessidades básicas

A Antenna Technologies é uma fundação suíça comprometida com pesquisas científicas nas áreas de tecnologia, saúde e soluções econômicas, em parceria com universidades, organizações não governamentais e companhias privadas, com o objetivo de satisfazer as necessidades básicas de populações marginalizadas de países em desenvolvimento.

Santa Bárbara d’Oeste e o Consórcio PCJ

O município de Santa Bárbara d’Oeste participa das atividades de Educação Ambiental do Consórcio PCJ desde 1997, e desde então, já envolveram 3.749 educadores, e mais de 185 mil alunos. Em 2013, a cidade recebeu da entidade o certificado de Menção Honrosa pelos trabalhos realizados na área de educação, meio ambiente e sensibilização.

“Acreditamos que as ações de educação ambiental do Consórcio PCJ norteiam os demais projetos desenvolvidos em nosso Município, além de oferecer capacitações de qualidade para os profissionais envolvidos”, disse a responsável pela educação ambiental no município de Santa Bárbara d’Oeste, Gilmânia Paiva.

Em 2016, Santa Bárbara d’Oeste envolveu 232 mil pessoas dentro do Projeto Gota d’Água, promovido pelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ. Toda a entidade parabeniza a Emefei “Profª Maria Augusta C. Camargo Bilia” e o município pela conquista do prêmio internacional e pelo trabalho realizado.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo