“E se essa fosse a última gota” contagia participantes da reunião preparatória para o Fórum Mundial da Água 2015

A campanha “E se essa fosse a última gota? #PreserveCadaGota”, lançada pelo Consórcio PCJ na segunda quinzena de outubro, está fazendo sucesso entre as empresas e os municípios associados à entidade, e também contagiou os participantes da 53ª Reunião preparatória para o 7º Fórum Mundial da Água 2015, no qual o Presidente do Consórcio PCJ e prefeito de Indaiatuba (SP), Reinaldo Nogueira, está participando juntamente com o Coordenador de Projetos, Guilherme Valarini, em Marselha, na França. O encontro aconteceu nos dias 27 e 28 de outubro.

Na última terça-feira, dia 28, o presidente do Conselho Mundial da Água, Benedito Braga, recebeu de Valarini a gota que é símbolo da campanha do Consórcio PCJ, e tem como objetivo intensificar ainda mais a problemática da crise hídrica e potencializar o consumo racional de água. A distribuição entre os demais participantes da reunião causou alvoroço por mais gotinhas.

A gota é um objeto lúdico e que chama a atenção pelo seu formato diferenciado. Em cada uma delas foi colocada a mensagem “E se essa fosse a última gota”. Houve, também a preocupação de trazer para essa iniciativa o tom moderno, “plugado”, “antenado”, com que existe hoje no mundo e nas mídias sociais, por meio do uso da hashtag “#PreservaCadaGota”.

Nas Bacias PCJ, a primeira empresa associada a receber o material foi a Pirelli, que distribuiu as gotas entre seus colaboradores. Já receberam também, a Leão Alimentos, Nivea, Sanasa Campinas, Rhodia e Valeo. Todos os municípios e empresas do Consórcio PCJ receberão as gotas no decorrer dos próximos dias, como forma de iniciar a conscientização de seus colaboradores sobre a água.

Sobre a 53ª Reunião de Governadores do Conselho Mundial da Água

O Presidente do Consórcio PCJ e prefeito de Indaiatuba (SP), Reinaldo Nogueira, está representando a entidade na 53ª Reunião de Governadores do Conselho Mundial da Água (WWC na sigla em Inglês), na cidade de Marselha, na França, que está sendo preparatória para a organização do 7º Fórum Mundial da Água, o maior evento sobre a água no mundo, que acontecerá em abril de 2015, nas cidades Daegu e Gyeongbuk, na Coréia do Sul.

A 7 ª edição do evento vai reunir participantes da comunidade internacional sobre a água, bem como os formuladores de políticas e tomadores de decisão de todos os cantos do mundo para discutir questões atuais da água e catalisar mudanças positivas.

Quatro temas principais de agrupamento 16 temas constituem o quadro temático do 7 ° Fórum Mundial da Água: Água Segurança para Todos; Água para o Desenvolvimento e a Prosperidade; Água para a Sustentabilidade: Harmonizar os humanos e a natureza; Construindo Mecanismos de Implementação viáveis.

O Consórcio PCJ é membro e conselheiro do WWC e sempre participa dos Fóruns Mundiais da água como forma de trocar experiências de gestão de recursos hídricos e estabelecimento de novas parcerias na área.

No 7º Fórum Mundial da Água, em Daegu e Gyeongbuk, a exemplo do que aconteceu na edição anterior, o Consórcio PCJ participará do Espaço Brasil na ala de expositores do evento, promovendo suas experiências de gestão nas Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, além das atividades em parceria com a Agência francesa de água, Loire Bretagne.

Nogueira irá se somar aos presidentes do Consórcio PCJ que em anos anteriores participaram e representaram a entidade e a comunidade das Bacias PCJ em eventos internacionais sobre a água, levando a mensagem do Consórcio sobre gestão de recursos hídricos ao mundo e também, aprender com experiências de outros países novas ações e gestão de recursos hídricos para a nossa região.

Sobre o Conselho Mundial da Água – WWC

O Conselho Mundial da Água é uma plataforma internacional de multi-stakeholder. Foi criado em 1996 por iniciativa de especialistas em água de renome e organizações internacionais, em resposta a uma crescente preocupação com as questões da água mundo da comunidade global.

A missão do Conselho Mundial da Água é promover a conscientização, o compromisso político ea ação gatilho sobre questões críticas da água em todos os níveis, incluindo o mais alto nível de tomada de decisão, para facilitar a eficiente conservação, proteção, desenvolvimento, planejamento, gestão e uso da água em todas as suas dimensões em uma base ambientalmente sustentável para o benefício de toda a vida na Terra.

Ao fornecer uma plataforma para incentivar debates e trocas de experiências, o Conselho pretende chegar a uma visão estratégica comum sobre os recursos hídricos e gestão dos serviços de água entre todas as partes interessadas da comunidade de água. No processo, o Conselho catalisa também iniciativas e atividades, cujos resultados convergem para seu principal produto, o Fórum Mundial da Água.

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo