DAE Jundiaí representa as Bacias PCJ em curso no Japão sobre gestão sustentável de recursos naturais

A Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) está promovendo desde o dia 13 de maio até o dia 23 de junho de 2018 o curso “Gestão Sustentável de Florestas/Recursos Naturais com Base no Mecanismo de Mercado”, ministrado em Hokkaido, no Japão. A região das Bacias PCJ está sendo representada pela servidora da DAE Jundiaí, Cláudia Debroi de Campos, técnica em Meio Ambiente, que teve todas as despesas custeadas pela JICA.

A oportunidade foi divulgada pelo vereador de Monte Mor e membro do Conselho Fiscal do Consórcio PCJ, Jesus Lopes, que tomou conhecimento do curso após reunião com representantes da JICA durante sua participação no 8º Fórum Mundial da Água. O Consórcio PCJ fomentou a inscrição de seus associados, que culminou com a DAE Jundiaí sendo selecionada para a vaga.

A JICA é o órgão do Governo Japonês responsável pela implementação da Assistência Oficial para o Desenvolvimento. Com uma rede de escritórios que se estende por quase 100 países, a JICA presta assistência a mais de 150 países no mundo todo. A instituição está empenhada em quatro missões, sendo: (1) desafios que acompanham a globalização como mudanças climáticas e questões relacionadas à água, alimentos e doenças infecciosas; (2) redução da pobreza e crescimento justo; (3) melhoria da governança, como políticas e sistemas de governo de países em desenvolvimento; e (4) garantias da segurança humana.

Cláudia comenta que o objetivo é absorver experiências, e conhecer os esforços do Estado japonês de Hokkaido na busca pela promoção da gestão sustentável dos recursos naturais. Ao retornar, a servidora da DAE Jundiaí irá elaborar e implantar um plano de ação com os conhecimentos e ideias adquiridos no programa, visando sua aplicação nas Bacias PCJ.

Acompanhe abaixo algumas fotos da participação técnica em meio Ambiente da DAE Jundiaí no curso nipônico, registradas por ela mesma:

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo