Consórcio PCJ discutirá nessa sexta-feira (18) índice regional de perdas hídricas em Campinas

Comitiva com gestores de Lima, no Peru, participarão do encontro para troca de experiências
O Consórcio PCJ discutirá na próxima sexta-feira, dia 18 de setembro, com os serviços de abastecimento das Bacias PCJ, a elaboração de um índice regional de perdas hídricas nos sistemas de distribuição de água. O objetivo com essa iniciativa é ter um diagnóstico mais amplo das perdas para que possam ser buscadas soluções em conjunto. No encontro, que acontecerá no auditório do Centro do Conhecimento da Água, na Sanasa Campinas, a partir das 9h, a entidade pretende também mobilizar os serviços de abastecimento para atualizar as planilhas sobre a situação de perdas hídricas em cada município.

A convite do Consórcio PCJ, participará do evento uma comitiva de 15 gestores de Lima, no Peru, que estão visitando a entidade nessa semana para troca de experiências em gestão de recursos hídricos. O objetivo dos peruanos é adquirir com o Consórcio a capacidade de interlocução tanto com o poder público, como com setor privado, e também com a comunidade. A comitiva chegou no dia 15 deste mês e visitou parceiros da entidade, alguns associados, além da nossa sede em Americana (SP).

O índice de perdas regional que o Consórcio PCJ está estudando propor para as Bacias PCJ levará em conta o balanço hídrico de cada município da região. No entanto, o balanço hídrico possui diversas formas de ser calculado, dependendo do modelo utilizado, o que pode gerar distorções ao comparar entre um método ou outro. Diante disso, houve uma necessidade urgente em se padronizar uma terminologia que fosse conhecida e empregada pelas companhias de saneamento do mundo todo.

A Força Tarefa de Perdas de Água da IWA (International Water Association) elaborou recentemente uma abordagem padrão das melhores práticas internacionais para o cálculo do Balanço Hídrico, com a definição de todos os termos envolvidos, com o propósito de padronizar as terminologias.

O resultado desse trabalho resultou numa matriz onde são apresentadas as variáveis mais importantes para a composição dos fluxos e usos da água e é com base nesses dados que o Consórcio PCJ está construindo o índice regional de perdas. Mais detalhes serão apresentados no encontro, em Campinas.

A diminuição das perdas hídricas nos serviços de abastecimento é essencial para ampliar a disponibilidade hídrica das Bacias PCJ, que sempre foi bastante escassa e se agravou com a estiagem severa pela qual passa a região há quase dois anos. Estudos do Consórcio PCJ apontam que nossa disponibilidade hídrica durante os períodos de estiagem é de 298 m³ por habitante por ano, enquanto bacias com menos de 1.500 m³ são consideradas com escassez de água severa pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Com as dificuldades que a crise hídrica tem imposto à nossa região, o Consórcio PCJ intensificou as recomendações aos municípios para o combate às perdas hídricas e a execução de obras para o armazenamento de água de chuva, como as bacias de retenção.

Na visão do consultor Sérgio Carvalho, contratado pelo Consórcio PCJ para a realização do estudo regional de perdas, os desafios para a aplicação desse índice é de origem cultural, uma vez que a uniformização de conceitos ainda não utilizados alteram os que já estão estabelecidos. “Acredito que alguns desafios para sua utilização irão surgir para grande parte dos municípios, mas não para os que estão bem estruturados. De qualquer maneira, este índice que queremos propor refletirá uma situação mais próxima da real sobre a companhia de abastecimento, bem como possibilitará que os municípios possam fazer comparações entre eles”, comenta.

O Consórcio PCJ acredita que, com a implantação de um índice regional, seria possível estabelecer políticas e metas em larga escala no combate às perdas para as Bacias PCJ. “Combate às perdas hídricas, reservação de água e proteção das nossas nascentes é o tripé para garantirmos o mínimo de sustentabilidade hídrica futura”, alerta o secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz.

O projeto de criação de índice regional de perdas faz parte de uma parceria entre o Consórcio PCJ e a Petrobras/Replan, para atendimento do item 5.5 do Anexo I da deliberação 092/2010 dos Comitês PCJ, que prevê no “PDC 5 – Promoção do Uso Racional dos Recursos Hídricos” o provimento de apoio à campanha do Grupo Regional de Combate às Perdas e Racionalização do Uso da Água do Consórcio PCJ, para o estabelecimento de uma metodologia de cálculo do “Índice Regional de Combate às Perdas de Água nos Sistemas de Distribuição”. A realização do estudo é uma contrapartida da Petrobras/Replan para Modernização da Refinaria de Paulínia, já realizada.

O prazo de execução do projeto é até fevereiro de 2016, quando uma metodologia de cálculo de perdas comum para todas as Bacias PCJ será apresentada oficialmente.

As perdas hídricas se configuram como um grande desafio para a ampliação da oferta de água à comunidade, e também da segurança financeira dos prestadores, para que possam investir continuamente na melhora da qualidade dos serviços realizados. O Consórcio PCJ estima que, ao reduzir as perdas nas Bacias PCJ e na Bacia do Alto Tietê, onde está a Grande São Paulo, pode-se encontrar mais de 32 m³/s de água, ou seja, um novo Sistema Cantareira.

 

Serviço:

Evento: Reunião do Grupo de Perdas Hídricas do Consórcio PCJ

Data e Horário: 18/09/2015, a partir das 9h

Local: SANASA – Centro de Conhecimento da Água, localizado na Rua Visconde de Congonhas do Campo, 567, Parque São Martinho em Campinas/SP.

O Encontro é aberto à imprensa, sendo necessário confirmar presença pelo telefone (19) 3475 9408, com Ana ou Marlon.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo