Bacias PCJ se prepara para a sua maior participação na história dos Fóruns Mundiais da Água

A importância do Fórum Mundial da Água e seus impactos à comunidade serão debatidos durante evento organizado por Consórcio PCJ, Comitês PCJ e Agência PCJ, intitulado Pré-Fórum e contará com a presença de João Freire, responsável pela divulgação e comunicação do 8º Fórum Mundial da Água – Brasília 2018. O encontro acontecerá no Salão Nobre da Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (FUMEP), em Piracicaba (SP), a partir das 13h30 e conta com o apoio da prefeitura municipal.

Freire será sabatinado por um grupo de representantes do Consórcio PCJ e das Câmaras Técnicas dos Comitês PCJ, ao estilo do programa da TV Cultura, Roda Viva. A plateia também poderá participar e fazer intervenções durante a entrevista.

Esta é a segunda vez que o consultor de Comunicação do 8º Fórum Mundial da Água vem às Bacias PCJ esclarecer detalhes sobre o evento. Antes, ele já havia participado do encontro de jornalistas promovido pelo Consórcio PCJ, em outubro de 2017, na PUC-Campinas.

Naquela ocasião, ele expôs um panorama sobre a organização e os preparativos para a realização do Fórum e apresentou dados preocupantes sobre a sensibilização da sociedade brasileira acerca da problemática da água e do meio ambiente. O que mais chamou a atenção foi que, segundo os dados mostrados, 53% da população nunca ouviu falar de desenvolvimento sustentável, 80% não considera a falta de saneamento básico um problema, 61% não se preocupa com a poluição de fontes de água e 11% não sabe apontar nenhum problema ambiental.

“O papel da comunicação do 8º Fórum Mundial da Água não é o de simplesmente promover o evento, mas sim de disseminar na comunidade maior entendimento sobre a importância da água em políticas públicas”, disse Freire durante o encontro de jornalistas.

O objetivo dos organizadores do Pré-Fórum é esclarecer todos os presentes sobre a história dos Fóruns Mundiais da Água e trazer novidades sobre o cronograma oficial do evento, para que a comunidade das Bacias PCJ possa se organizar para participar das sessões, painéis, Expo e Feira Técnica de forma mais eficiente.

O 8º Fórum Mundial da Água – Brasília 2018 contará com a maior participação de integrantes das Bacias PCJ da história do evento, com presenças de estudantes, técnicos, comunicadores, gestores de recurso hídricos, prefeitos, vereadores, empresas e acadêmicos. A expectativa do Consórcio PCJ é de que ao menos 200 pessoas estejam presentes na semana de 18 a 23 de março, quando irá acontecer o Fórum. Para se ter ideia da amplitude do evento atual, a última comitiva da entidade foi no 6º Fórum Mundial da Água, ocorrido em Marselha, na França, em 2012, que contou com a participação de 50 pessoas.

 

O Consórcio PCJ no 8º Fórum Mundial da Água

O Consórcio PCJ, como membro do Conselho Mundial da Água, participou da campanha em prol à candidatura brasileira em sediar o maior evento sobre água do planeta. A capital do Brasil foi escolhida como sede do Fórum Mundial da Água 2018 no dia 26 fevereiro de 2014, durante a 51ª Reunião de Quadro de Governadores do Conselho Mundial da Água, ocorrida em Gyeongju, Coreia do Sul.

Desde então, o Consórcio PCJ tem participado ativamente dos preparativos para a realização do evento, com presença em importantes eventos preparatórios, como o Kick Off Meeting, em 2016, e o 2º Stakeholder Meeting, em 2017, ambos em Brasília. A entidade foi escolhida para ser coordenadora do tópico “Compartilhando Soluções e Boas Práticas”, além de estar à frente da sessão “Capacitação e treinamento de Tomadores de Decisão”.

Um espaço de 54 m² na feira técnica do Fórum, pretende expor as atividades do Consórcio PCJ para o público. O estande contará com mini auditório, um espaço para reuniões informais, onde as pessoas podem aproveitar para recarregar celulares, tablets e computadores, um mini estúdio para imprensa, e uma área para café com telão interativo.

A participação do Consórcio PCJ no 8º Fórum Mundial da Água conta com o patrocínio dos Colaboradores Ambientais do ano: Dae Jundiaí, ARES-PCJ, Sanasa-Campinas, na cota ouro, Papa Cartão e Raízen na Cota Prata, e do Saae Atibaia e AEGEA, na cota bronze.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo