Nossos
Programas

O Consórcio PCJ tem como objetivo a gestão e recuperação dos recursos hídricos, através da integração regional, tendo como base de seu trabalho a sensibilização ambiental em todos os setores da sociedade sobre a problemática dos recursos hídricos da região.

Essas ações estão divididas em 10 programas de atuação que tem como foco o planejamento, fomento e sensibilização. A entidade tem como Missão promover ações para preservar e recuperar os recursos hídricos das Bacias PCJ e sua Visão é tornar-se uma entidade modelo em gestão dos recursos hídricos por bacia hidrográfica.

Espécies Invasoras e seus danos ao Meio Ambiente



Espécies Invasoras e seus danos ao Meio Ambiente

Espécies Invasoras são aquelas que se encontram em regiões diferentes da sua área de distribuição natural. São consideradas com alto potencial de invasão aquelas que provocam impacto ambiental, alterando as populações das espécies nativas e/ou provocando alterações ambientais.  É considerada a segunda maior causa de perda de biodiversidade no mundo. Para evitar o agravamento do problema, a disseminação dessas espécies de flora e de fauna nunca devem ser feitos. No Estado de São Paulo, esse assunto é abordado pela Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais – CBRN que classificou a espécie arbórea Leucena (Leucaena leucocephala) como sendo invasora.

 

A Leucena (Leucaena leucocephala) originária das Américas, EUA, estendeu-se até o Equador, e concentrou-se no México e na América Central. Foi introduzida posteriormente nas Ilhas do Caribe, no Havaí, e até mesmo países do da África, até por fim chegar no Brasil.

A planta é capaz de desenvolver-se tanto em regiões com precipitações pluviométricas significantes, como também pode ser encontrada em áreas mais secas, é resistente a períodos de estiagem e déficit hídrico, ela vem sendo usada de forma excessiva pelos diversos agentes envolvidos na exploração ambiental. Estudos apontam que essas espécies vêm diminuindo a diversidade local, decrescendo o número de outras espécies fundamentais do nordeste e sudeste brasileiro.

Essa espécie, por ter facilidade de adaptação e rapidez de reprodução vem dominando de forma severa a paisagem dos municípios pertencentes as bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.

Afim de aumentar o mapeamento e controle dessa espécie, o Consórcio PCJ está cadastrando locais que apresentam indivíduos arbóreos de leucena.





Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí
Av. São Jerônimo, 3100 - Americana, São Paulo, 13470-310 Brasil
19 3475-9400
PCJ
©Consórcio PCJ 2018 | Todos os direitos reservados
Criação
Manutenção Bk360 Agência Publicidade Propaganda Digital
1
×
Olá, podemos ajudar?