Nossa

Estrutura

O Consórcio PCJ é uma associação de direito privado sem fins lucrativos, composta por municípios e empresas, com o poder de decisão de responsabilidade do Conselho de Associados. A base do trabalho da entidade está na conscientização de todos os setores da sociedade sobre a problemática dos recursos hídricos da região, no planejamento e no fomento às ações de recuperação dos mananciais. A estrutura da entidade é dividida em: Conselho Diretor, Conselho Fiscal, Secretaria Executiva e Plenária de Entidades.

O Consórcio possui cinco órgãos funcionais:


  • Conselho de Associados (prefeitos e representantes de empresas consorciadas).

  • Conselho Fiscal (representantes das câmaras municipais de vereadores).

  • Secretaria Executiva (equipes técnica e administrativa).

  • Plenária de Entidades (representantes de entidades da sociedade civil).

  • Conselho de Transição (empresas associadas integrante do Conselho Diretor).

Conselho de
Associados

Todos os municípios e empresas possuem assento e direito a voto nas decisões.

A Diretoria do Conselho de Associados possui mandato de dois anos.

Em anos de eleições municipais, devido ao período de vacância de representantes das prefeituras na direção da entidade, um Conselho de Transição formado pelos representantes das empresas assume o Consórcio até que novas eleições para a diretoria da entidade sejam realizadas, em até 3 meses.

Conselho Diretor – Mandato 2021 – 2023


Mário Botion – Limeira/SP
Presidente


Hamilton Bernardes – Pedreira/SP
Vice-Presidente de Políticas de Recursos Hídricos


Nilson Alcides Gaspar – Indaiatuba/SP
Vice-Presidente de Programa de Educação e Sensibilização Ambiental


Lucimara Godoy Vilas Boas – Valinhos/SP
Vice-Presidente de Assuntos Institucionais


Adinan Ortolan – Cordeirópolis/SP
Vice-Presidente de Integração Regional


Gustavo Perissinoto – Rio Claro/SP
Vice-Presidente de Programas Regionais


Helio Franzol Bernardino – Saltinho/SP
Vice-Presidente de Saneamento e Resíduos Sólidos


Luciano Santos T. Almeida – Piracicaba/SP
Vice-Presidente de Ampliação das Disponibilidades Hídricas


Martim de França Silveira Ribeiro – DAE Jundiaí
Vice-Presidente de Proteção aos Mananciais


Fernando Mangabeira – BRK Ambiental
Vice-Presidente de Tecnologias e Sistemas de Gestão


Manuelito Pereira Magalhães Junior – SANASA Campinas
Vice-Presidente de Sistemas de Monitoramento das Águas

Conselheiros


Municípios
- Com menos de 50 mil habitantes
• Artur Nogueira/SP – Lucas Sia Rissato
• Holambra/SP – Fernando Henrique Capato
• Ipeuna/SP – Diego Heron Pinheiro
• Louveira/SP – Estanislau Steck
• Piracaia/SP – José Silvino Cintra

- Entre 50 mil a 500 mil habitantes
• Atibaia/SP – Emil Ono
• Americana/SP – Francisco Antonio Sardelli
• Santa Barbara D’Oeste/SP – Rafael Piovezan

- Mais de 500 mil habitantes
• Campinas/SP - Dario Saad


Empresas
Representantes de Empresas

• Evonik
• Ypê
• Rhodia
• SABESP
• Usina Ester


Agentes de Interlocução Consultiva

• Camanducaia/MG – Rodrigo Alves de Oliveira
• Bragança Paulista/SP – Jesus Adib Abi Chedid

Conselho
Fiscal

O Conselho Fiscal do Consórcio PCJ é formado por dois representantes de cada uma das Câmaras de vereadores dos municípios associados à entidade e tem a função de apreciar e fiscalizar as contas da entidade.

Conselho Fiscal – Mandato 2021 – 2023


José Julio Lopes de Abreu – Rio Claro
Presidente


Luiz Mayr Neto – Valinhos
1º Vice-Presidente


Eliane Lacerda – Cosmópolis
2º Vice-Presidente


 


Enoque Leal Moura– Hortolândia
1º Secretário


Ailton Antônio Fumachi – Itatiba
2º Secretário


Agentes de Interlocução


Luiz Carlos Rossini - Campinas
Coordenador


Sub-Bacia do Rio Atibaia (BAIXO)
Silvio Luiz Teles de Menezes e Francisco de Campos Souza (JAGUARIÚNA)

Sub-Bacia do Rio Jaguari (ALTO)
Edivaldo Batista Marques e Carlos Cesar Teodoro de Azevedo (CAMANDUCAIA)

Sub-Bacia do Rio Jaguari (MÉDIO)
Jedson Roberto Panegassi Barbosa e Claudio Luiz Cassiani (PEDREIRA)

Sub-Bacia do Rio Jaguari (BAIXO)
Elias Ribeiro Barbosa e Helder Lucio de Oliveira (LIMEIRA)

Sub-Bacia do Rio Corumbataí
José Júlio Lopes de Abreu e José Pereira dos Santos (RIO CLARO)

Sub-Bacia do Rio Piracicaba
Edison Donizete Marconato e Geraldo José dos Santos (RIO DAS PEDRAS)

Sub-Bacia do Rio Capivari (BAIXO)
Luis Fernando Zape (RAFARD) e José Eduardo Bombonatti (CAPIVARI)

Sub-Bacia do Rio Capivari (MÉDIO)
Adriel de Oliveira Nascimento e Altran José Farias Lima (MONTE MOR)

Sub-Bacia do Rio Camanducaia
Edilson Chaves dos Santos e Silvia Forato de Camargo (AMPARO)

Sub-Bacia do Rio Jundiaí
Aline Aparecida Rossafa Zeviani e Eder Junior da Silva (ITUPEVA)

Sub-Bacia do Ribeirão Pinheiros
Luiz Mayr Neto e Gabriel Bueno Fioravanti (VALINHOS)

 


William Ricardo Mantz - Iracemápolis
Sub-Coordenador


Sub-Bacia do Ribeirão Quilombo
Gualter de Almeida Amado e Juliana Soares do Nascimento (AMERICANA)

Sub-Bacia do Camanducaia Mirim
Claudia Aparecida Pinho Lalla e José Roberto Ferreira Brandão (SANTO ANTONIO DE POSSE)

Sub-Bacia do Ribeirão Jacuba
Enoque Leal Moura e Márcia Cristina Campos (HORTOLÂNDIA)

Sub-Bacia do Rio Cachoeira
Damarison Erick Brito dos Santos e Thiago Ferreira Bueno (PIRACAIA)

Sub-Bacia do Rio Atibainha
José Fernando de Oliveira e Rosângela de Souza Pavani (BOM JESUS DOS PERDÕES)

Sub-Bacia do Forquilha
Alexandre Ferraz Fontolan (RAFARD) e Marcos Sabino Fernandes (CAPIVARI)

Sub-Bacia do Ribeirão Jacaré
Ailton Antonio Fumachi e William José da Silva Soares (ITATIBA)

Sub-Bacia do Anhumas
Luiz Carlos Rossini e José Carlos dos Santos (CAMPINAS)

Sub-Bacia do Tatu
Diego Fabiano de Oliveira e Neusa Aparecida Damélio Marcelino de Moraes (CORDEIRÓPOLIS)

Sub-Bacia do Pirapitingui
Eliane Ferreira Lacerda Defáveri e Talita dos Santos Pereira Chaves (COSMÓPOLIS)

Sub-Bacia do Jacarezinho
Flávio Xavier de Sousa e Fábio de Lucas Clarasso Marques (PAULÍNIA)

Sub-Bacia do Borda da Mata
Fabiano Soares Lima e Janderson Adriano Ribeiro (HOLAMBRA)

Sub-Bacia do Cachoeirinha
William Ricardo Mantz e Valdenito Gonçalves de Almeida (IRACEMÁPOLIS)


Secretaria Executiva

Secretaria Executiva é órgão responsável pela gestão estrutural do Consórcio PCJ composta pelas equipes técnica, administrativa e de comunicação, que juntos atuam na manutenção da entidade e no desenvolvimento das atividades estabelecidas pelo Plano de Atuação, além de atender às demandas dos municípios e empresas associados, com apoio técnico e institucional.

Secretaria


Secretário Executivo
Francisco Carlos Castro Lahóz – francisco@agua.org.br


Subsecretária Executiva e gerente administrativa
Jussara Cordeiro Santos – jussara.cordeiro@agua.org.br


Gerente Técnica
Andréa Borges – andrea.borges@agua.org.br


Gerente de Sensibilização e Comunicação
Murilo Ferreira de Sant’Anna – murilo@agua.org.br


Assessora Jurídica
Lilian Bozzi – juridico@agua.org.br


 


Departamento financeiro
Silmara Nonato – silmaranonato@agua.org.br


Coordenadores de Projetos
Guilherme Amstalden Valarini – guilherme@agua.org.br
José Cezar Saad – jose.cezar@agua.org.br


Assessor Técnico
Flávio Forti Stênico – assessoria.se@agua.org.br


Plenária de Entidades

A Plenária de Entidades do Consórcio PCJ, historicamente, faz a articulação e a integração com a sociedade civil, o que permite sistematizar a participação e racionalizar a organização interna do grupo, assim como a apresentação de demandas e o fluxo de informações entre os participantes, garantindo o bom uso do espaço colegiado. A participação na Plenária foi facultada a representantes credenciados de Entidades Civis (Associações de classe, universidades, sindicatos, entidades ambientalistas e outras ONG’s), legalmente constituídas e sediadas nos municípios das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Bacias PCJ), inscritos no prazo estabelecido pelo edital de eleição de novos membros.

Atuais membros da Plenária de Entidades do Consórcio PCJ

CENTRO PAULO SOUZA

ETEC Polivalente de Americana/SP

INSTITUTO EDUCACIONAL PIRACICABANO

Igreja Metodista (Unimep) de Piracicaba/SP

FUNDAG

Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola de Campinas/SP

Conselho de transição

O Conselho de Transição é formado pelas empresas associadas integrantes do Conselho Diretor e tem como objetivo conduzir o Consórcio PCJ durante a vacância dos prefeitos na presidência da entidade em função das eleições municipais. Também é função do Conselho convocar novas eleições para a escolha de um novo presidente para o Consórcio PCJ que, pelo estatuto, deve ser necessariamente um dos prefeitos entre os municípios associados. Cada mandato do Conselho de Transição é composto por 3 meses apenas.

Composição do Conselho de Transição Mandato de Janeiro/2021 a Março/2021


Presidência
Rhodia Solvay - representada por Maurício Janssen


Vice-Presidentes
BRK Ambiental – representada por Fernando Mangabeira
AEGEA Mirante – representada por Jacy do Prado Barbosa


Conselheiros
Klabin – Representada por Edson Carlos Giusti
Sabesp – representada por Hélio Rubens Figueiredo
Sanasa/Campinas – representada por Paulo Tínel
Usina Ester – representada por Fernando Henrique Bordrin
Ypê – Cinthia Silva de Vecchi Hax


Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí
Av. São Jerônimo, 3100 - Americana, São Paulo, 13470-310 Brasil
19 3475-9400
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