BLOG

Fique por dentro do mundo do gerenciamento de recursos hídricos e das ações do Consórcio PCJ em prol da água.

Nota de Esclarecimento – Escola da Água

30 junho 2020



O Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ), entidade referência em gestão de recursos hídricos nacional e internacional há 30 anos, vem através dessa nota esclarecer informações deturpadas e inverídicas acerca do curso “Os ODS e a Agenda 2030 da ONU”, veiculado pela sua plataforma Escola da Água e Saneamento e tema do projeto de Educação ambiental da entidade, intitulado Gota d’Água, que recentemente, foram atacados por grupos ideológicos extremos na internet ao acusar o referido curso de promoção e apologia à discursos em prol do aborto, educação sexual para crianças e incentivo de políticas públicas municipais de “ideologia de gênero”.

Esclarecemos que o curso aborda todos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), mais conhecidos como ODS, que são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015, composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030, dos quais 170 países que fazem parte da ONU são signatários, inclusive o Brasil.

Dentre os 17 ODS, existe o de número 5 (Igualdade de gênero), que aborda sobre os direitos de mulheres, negros e pessoas LGBTQI+, alvo de críticas dos grupos ideológicos na internet. O Consórcio PCJ gostaria de elucidar que em nenhum momento durante o curso fez qualquer tipo de promoção de aborto, educação sexual ou debateu políticas públicas em torno de ideologia de gênero. Quem ou qualquer grupo que afirme isso está divulgando notícias falsas (fake news). Durante a vídeo aula que tratou sobre esse ODS em nossa plataforma, os palestrantes atentaram sobre o direito das mulheres no acesso mais equânime da água e o papel delas em conseguir o seu fornecimento para suas casas, suas famílias, além da dificuldade de oportunidades de empregos

É inverídica a informação de que o curso da Escola da Água e Saneamento é fechado para grupos de “esquerda ardilosos”, por causa do uso de senha para acessar o nosso portal, quando na realidade se trata de uma plataforma pública, pela qual qualquer cidadão, com qualquer pensamento político e filosófico, pode acessá-la e fazer sua inscrição para participar dos cursos disponibilizados, que não se restringe somente ao tema dos ODS, mas também por outros importantes assuntos para a gestão de recursos hídricos. Aqui vale uma ressalva: nunca fez parte da cultura do Consórcio PCJ defender nenhum viés político-partidário, sejam eles de esquerda, direita, centro-esquerda ou de centro-direita; a entidade com 30 anos de história se configura como uma instituição suprapartidária, focada exclusivamente em ações técnicas nas áreas de desenvolvimento sustentável, com objetivo de garantir água em quantidade e qualidade para os avanços da sociedade.

É importante esclarecer que a Escola da Água e Saneamento não é uma plataforma voltada para crianças ou adolescentes, como foi acusada nos posts por grupos de mídias sociais, mas sim à educadores, profissionais de saneamento, técnicos de meio ambiente e de gestão de recursos hídricos. O Consórcio PCJ atenta que o Curso dos ODS e a Agenda 2030 tem como objetivo debater dentre as 169 metas propostas pela ONU algumas que se relacionam com água, saneamento e meio ambiente, porém, é possível ter acesso nos materiais complementares ao conteúdo completo de cada ODS, que são públicos e disponíveis na internet e portais da ONU, não se trata de um conteúdo exclusivo da Escola da Água. Aos educadores e participantes do curso cabe o discernimento de utilizar ou não esses materiais respeitando as diretrizes das secretarias municipais de educação.

Novamente, os ODS e a Agenda 2030 da ONU são públicos, constando inclusive em sites dos Tribunais de Contas Estaduais (TCE), como é o caso do TCE-SP, que possui o Observatório do Futuro (https://www.tce.sp.gov.br/observatorio), criado para auxiliar o Estado e as Prefeituras na implementação da Agenda 2030 e também para acompanhar a evolução desse processo nos dois níveis de governo. Portanto, mais uma vez não se trata de um tema criado pela Escola da Água ou do Consórcio PCJ, trata-se de um assunto mundial com a anuência de todos os países membros da ONU, inclusive o Brasil.

O Consórcio PCJ lamenta que grupos ideológicos na internet e em mídias sociais utilizem projetos e programas da entidade para fazerem ataques com viés claramente político-eleitoral, que mais causam desinformação do que esclarecem a comunidade. Nosso compromisso com a sociedade sempre foi com a clareza e honestidade de nossas ações, que podem ser atestadas pelos avanços sociais, econômicos e de gestão de recursos hídricos nas Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, que mesmo sendo uma região de estresse hídrico crônico, tem permitido o bem-estar, o emprego e água para as pessoas que vivem nessa bacia hidrográfica. Sem água não há progresso social e nem econômico. A água é um tema transversal, que perpassa por diversos outros como, inclusive, pode ser verificado com as crises hídricas do passado e mais recentemente com a crise da pandemia do coronavírus, na qual os temas água, higiene e saneamento se mostram essenciais para combater esse grave momento que passamos e também impacta diretamente a economia, a sociedade, e a qualidade de vida das pessoas.

O Consórcio PCJ e a Escola da Água e Saneamento reafirmam seu compromisso com a seriedade e transparência dos cursos ali veiculados, que tem como meta melhorar a qualidade de vida da população, não sendo possível sem respeito ao meio ambiente e à gestão de recursos hídricos, que não se consegue sem uma educação e sensibilização ambiental efetiva.

Repudiamos qualquer grupo ou pessoas que utilize de conteúdos de nossos programas e projetos para fomentar falsas notícias (fake news), causar desinformação ou fazer política ideológica. Reiteramos nosso compromisso com o suprapartidarismo, transparência de nossas atividades, focadas no desenvolvimento de nossa bacia.

Mais informações detalhadas sobre nossos projetos, programas e ações, recomendamos exclusivamente o acesso ao nosso canal oficial de informação pelo site: www.agua.org.br.

Atenciosamente

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Americana, 30 de junho de 2020





VOLTAR



Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí
Av. São Jerônimo, 3100 - Americana, São Paulo, 13470-310 Brasil
19 3475-9400
PCJ
©Consórcio PCJ 2018 | Todos os direitos reservados
Criação
Manutenção Bk360 Agência Publicidade Propaganda Digital
Open chat
1
Olá, podemos ajudar?