PROJETO MULTIPLICANDO OS CONHECIMENTOS

AÇÕES PARA O USO RACIONAL DA ÁGUA

Projeto de capacitação com foco no reuso da água, utilização de água de chuva e incentivo às Políticas Públicas.

OBJETIVOS DO PROJETO

1. Envolver a comunidade para criação de cultura de conservação e reuso da água;
2. Trabalhar a realidade da bacia dos rios Jaguari e Camanducaia e PCJ;
3. Estimular o reuso da água e o aproveitamento de águas de chuva no contexto dos usos múltiplos, subsidiando a implementação de políticas públicas nos municípios;
4. Propiciar situações que possibilitem o envolvimento dos diferentes segmentos da sociedade;
5. Trazer visão holística e sistêmica da problemática dos recursos hídricos e envolver os participantes em atividades e estratégias que lhes permitam não fragmentar o conhecimento em áreas, mas ter uma visão de que todas as coisas estão relacionadas entre si e que nada acontece de forma isolada.

PÚBLICO ALVO

Secretarias Municipais de Educação; Diretorias Regionais de Ensino; Diretores, Professores e coordenadores de Escolas da Rede Pública de Ensino; Educadores; Alunos e Familiares. Técnicos dos Serviços Municipais de Água e Esgoto; Técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e segmentos interessados da comunidade.

METODOLOGIA

O projeto foi desenvolvido através de um curso de formação de agentes multiplicadores, divididos em três regiões (alta, média e baixa) das bacias dos rios PCJ. Estes multiplicaram os conhecimentos adquiridos e trocaram experiências com educadores de outros municípios durante o seminário de avaliação dos resultados. As aplicações tiveram um foco regional, e foram realizadas de forma descentralizada, porém com intercâmbio de informações em alguns momentos. As palestras e mesas redondas contaram com especialistas no assunto, e foram realizadas visitas técnicas e troca de experiências em forma de debates entre os participantes.

Como um dos resultados desse projeto, foi desenvolvido o vídeo educativo “Incentivo às Políticas Públicas voltadas ao reuso da água e ao aproveitamento da água de chuva”.

Pular para o conteúdo