Semana do Meio Ambiente é comemorada por municípios e empresas Associadas ao Consórcio PCJ

Com o objetivo de alertar toda a sociedade sobre os problemas ambientais e a importância da preservação dos recursos naturais, comemora-se neste domingo (05/06) o Dia Mundial do Meio Ambiente. Engajados na busca pela sustentabilidade de nossa região, empresas e municípios associados ao Consórcio PCJ realizam atividades para a discussão do tema.
A cidade de Americana (SP) promove desde o início dessa semana diversas atividades ambientais, realizando, inclusive, ações intermunicipais, por meio da parceria com Cosmópolis, município que também é associado ao Consórcio PCJ. A Semana será encerrada oficialmente neste domingo, no Parque Ecológico da cidade, e contará com oficinas, exposição de maquetes sustentáveis e distribuição de material educativo.

Vale ressaltar que a Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano de Americana realizou ontem (02) a primeira de uma série de reuniões preparatórias para a 6ª Conferência Nacional das Cidades, que será realizada na cidade em dois de julho. A segunda pré-conferência está marcada para sete de junho com o tema “Habitação Popular”, e a terceira e última pré- conferência acontecerá no dia catorze, também na Câmara Municipal, com o tema Meio Ambiente.

O município de Bragança Paulista (SP) realizará algumas ações a fim de promover a preservação do patrimônio natural da cidade e da conscientização ambiental. Os eventos acontecerão na próxima quarta e quinta-feira (08 e 09/06) com a consulta pública para a criação de cinco reservas ambientais, a Inauguração do Museu de História Natural de Bragança Paulista e Inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto Didática.

Bragança também promoverá amanhã (04/06) a 12ª Feira de Troca Sustentável no Espaço Rural do Lago do Taboão, com o objetivo de estimular a reflexão sobre o consumo em âmbito sustentável. Não será utilizado dinheiro na feira, de modo que nada poderá ser vendido ou trocado.

Camanducaia (MG) também comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente desde quarta-feira (01). Inúmeros alunos participam de atividades educativas e de conscientização ambiental. A comemoração termina na próxima terça-feira (07) com plantios de árvores, palestras para os funcionários da Prefeitura e mais oficinas com alunos da rede municipal de ensino.

Também em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o município de Valinhos (SP) organizou reunião do Fórum Permanente em Defesa do Ribeirão Pinheiros, que contou com a palestra: “Gestão ambiental Urbana: Desafios das cidades sustentáveis”, proferida na última quarta-feira, primeiro de junho. Nesta sexta-feira, o município realiza a abertura oficial do Projeto Semana da Água 2016, que foi aplicado pela primeira vez no município em 1994.

Já a empresas associadas ao Consórcio PCJ, Goodyear, Pirelli e International Paper, realizarão palestras com seus funcionários, além de distribuírem mudas e sementes para ressaltar a importância de se preservar nossos recursos naturais.

Dia Nacional da Educação Ambiental

Além do Dia Mundial do Meio Ambiente, é comemorado durante esta semana, no dia três de junho, o Dia Nacional da Educação Ambiental. O Consórcio PCJ, por meio do seu Programa de Educação e Sensibilização Ambiental, já capacitou mais de 4 milhões de pessoas, em programas de treinamento e palestras, sobre a importância do uso racional da água, principalmente a partir do Projeto Semana da Água. O Projeto, aplicado nas Bacias PCJ durante 20 anos, foi remodelado e hoje está inserido no âmbito do “Projeto Gota d’Água”, desenvolvido desde 2015.

 

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo