Semana de Engenharia em Piracicaba lança documento para promover cidades da América Latina mais resilientes aos Eventos Climáticos Extremos

Documento é assinado pelo Consórcio PCJ e Escola de Engenharia da FUMEP e será promovido no âmbito da Rede Latino-americana de Organismos de Bacias

O Consórcio PCJ ao lado das Faculdades de Engenharia Civil e Ambiental da Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba, lançou durante a Semana de Engenharia a “Declaração de Piracicaba” que tem como objetivo deixar as cidades da américa latina mais resilientes à ocorrência dos eventos climáticos extremos, por meio do uso de infraestruturas mais verdes. A semana está acontecendo de 08 a 11 de outubro.

Durante as atividades de abertura da Semana de Engenharia, realizada na última segunda-feira (08), o secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, participou do painel sobre os impactos dos eventos extremos para a sustentabilidade hídrica futura e lançou proposta aos presentes de elaboração de documento que será distribuído a toda a América Latina, por meio da Rede Latino-Americana de Organismos de Bacias (RELOB) e de sua secretaria executiva exercida pela Rede Brasil de Organismos de Bacias (REBOB). Lahóz, que também é um dos vogais da rede, abordou ainda sobre a recomendação da Organização das Nações Unidas quanto aos impactos das mudanças climáticas na América Latina.

O secretário executivo do Consórcio PCJ procurou com essa iniciativa enaltecer a importância do pioneirismo e história de Piracicaba no debate dos grandes temas ambientais. “Resolvemos começar por aqui, tendo-se em vista que a cidade foi precursora das discussões que resultaram na Campanha Redenção Ecológica Ano 2000, com a posterior implantação do primeiro Comitê de Bacias do Brasil”, lembrou.

Lahóz é professor de carreira da EEP, coordenador acadêmico do curso de especialização em Infraestrutura de Saneamento Básico do CPG e revelou em suas justificativas que a proposta do documento é estimular e orientar entidades, instituições e pessoas a aproveitarem eventos técnicos e científicos para divulgar a preocupação, o compromisso e as contribuições para questões relacionadas a eventos climáticos extremos. “Só assim vamos estimular a formação promissora de profissionais completamente comprometidos com a qualidade de vida das pessoas e do planeta”, disse.

A mesa de debate foi moderada pelo engº Luiz Roberto Moretti, diretor da Diretoria da Bacia do Médio Tiete do DAEE (Depto de Águas e Energia do Estado de São Paulo) e coordenador de pós-graduação em gestão de recursos hídricos do CPG- Centro de Pós-Graduação da EEP/FUMEP, além de exercer as funções de Secretário Executivo dos Comitês PCJ, e contou com as presenças do gerente de Recursos Hídricos da Metropolitana Norte da SABESP, engº Carlos Roberto Dardies; do coordenador de meio ambiente da FIESP e da Câmara Técnica de Monitoramento Hidrológico dos Comitês PCJ, engº Alexandre Vilela; e do diretor presidente da Agência das Bacias PCJ, Sérgio Razera, o debate teve como base os temas das palestras proferidas por eles para apresentação do “Projeto e Operação do Sistema Cantareira”, com a posterior exposição das “Realidades e Desafios da Segurança Hídrica nas Bacias PCJ” e apresentação das “Iniciativas de Infraestrutura Verde na Gestão de Bacias hidrográficas”.

“Muitíssimo proveitosas as participações dos ilustres membros do Sistema de Gerenciamento dos Recursos Hídricos, que nos trouxeram à luz aspectos importantíssimos de uma realidade impactante que deve ser do conhecimento de todos e, sobretudo, de domínio absoluto dos futuros profissionais ambientalistas e civis”, disse a Profª. Dra. Maria Helena Santini Campos Tavares, do curso de Engenharia Ambiental da EEP e uma das coordenadoras da Semana.

A Semana de Engenharia Civil e Ambiental de Piracicaba está acontecendo no campus da EEP/FUMEP, em Piracicaba (SP), no salão nobre da Escola, a partir das 19h20 com palestras e visitas técnicas programadas até o dia 11 de outubro, quando ocorrerá o encerramento das contribuições dos participantes junto ao documento “Declaração de Piracicaba”.

Com o tema “Cidades: O Desafio de Concretizar a Sustentabilidade”, a Semana coloca em pauta os principais problemas decorrentes do crescimento desordenado das cidades, a exemplo dos processos que impactam os sistemas hídrico e energético, a geração desordenada de resíduos e a exploração de recursos naturais, entre outros. A participação é gratuita e aberta ao público externo da Faculdade.

Mais informações acesse: www.fumep.edu.br

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo