Sabesp inaugura ETE em Hortolândia e eleva o tratamento de efluentes

Sabesp (Companhia de Saneamento Básico de São Paulo) inaugurou no dia 28 de agosto a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Hortolândia, no bairro Vila Real, e obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário do município. A cerimônia de entrega contou com a presença de representantes do poder legislativo e da sociedade civil, prefeitos da região e do Governador do Estado, José Serra. Também estiveram presentes a secretária estadual de Saneamento e Energia, Dilma Pena, e o presidente da Sabesp, Gesner Oliveira.

O município possui uma população de aproximadamente 205 mil habitantes e  passará a tratar 20% do seu esgoto. A ETE custou R$ 37 milhões e tem capacidade para tratar até 316 litros de efluentes por segundo. Também foram construídos 18 mil metros de coletores-tronco, cinco travessias sob rodovias e ferrovias para a passagem dos coletores, 10 mil ligações de esgoto residenciais, além de desobstrução, limpeza e recuperação de 80 mil metros de redes já instaladas na cidade.

O Governador garantiu investimentos para a coleta e tratamento de 100% do esgoto até 2012. A obra também vai ajudar na despoluição do ribeirão Jacuba, que compõe a bacia do rio Piracicaba. “Com a inauguração dessa Estação de Tratamento de Esgoto, começamos a eliminar de maneira substancial o problema de coleta e tratamento de esgoto aqui no município”, afirmou Serra.

O Prefeito de Hortolândia e Presidente do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ) enalteceu em seu discurso a importância para a independência do município a obra da ETE. “Hoje é mais um dia de emancipação de Hortolândia, em que lutamos pela verdadeira independência político-administrativa e a inauguração dessa ETE vem coroar a luta de nosso povo para a melhoria da qualidade ambiental”, disse.
Serra aproveitou o encontro para parabenizar o Consórcio PCJ pelos 20 anos de sua fundação. “É um Consórcio muito importante que representa um avanço no Brasil, pois tem demonstrado importantes avanços. Eu avalio de forma muito positiva esses 20 anos do Consórcio PCJ”, comentou o governador.

O segundo decanato do Consórcio foi igualmente lembrado pelo presidente da empresa consorciada Sabesp. “É um marco importante, pois o Consórcio PCJ é muito ativo. Há uma expectativa de preservação dos recursos naturais, em particular dos recursos hídricos. Esses 20 anos representam um estágio de maior avanço institucional e de grande maturidade. A expectativa é de que os próximos 20 anos sejam um novo salto em defesa do meio ambiente e dos recursos hídricos”, declarou Oliveira

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo