Rio Claro se destaca em Prêmio Nacional em Práticas de Sustentabilidade

A Olimpíada Ambiental Rio Claro, que neste ano chega a sua quarta edição, ficou em segundo lugar no Prêmio Nacional “Melhores Práticas de Sustentabilidade”, que tem como objetivo dar visibilidade às iniciativas de responsabilidade socioambiental na administração pública. É uma iniciativa da Secretaria Nacional de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental e do Departamento Nacional de Desenvolvimento, Produção e Consumo Sustentáveis.

A entrega do troféu foi realizada no Ministério do Meio Ambiente, em Brasília, no último dia 23 de agosto, aos representantes do município: Osmar Arruda Garcia, diretor do departamento Pedagógico da Secretaria da Educação; Iuri Antonio, diretor municipal de Meio Ambiente; e Leonardo Andrade, gerente de conservações da Secretaria do Meio Ambiente.

O prefeito de Rio Claro, João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, destacou a importância do prêmio durante o lançamento oficial da quarta edição da Olimpíada Ambiental de Rio Claro, no dia 27 de agosto. O evento foi realizado no auditório da Secretaria da Educação, no Núcleo Administrativo Municipal (NAM).

“Com uma equipe qualificada, Rio Claro mostrou que é capaz de grandes realizações para o meio ambiente”, destacou Juninho. “Esse prêmio é consequência de um trabalho sério e vem junto com outro grande prêmio, que é poder colaborar na formação de crianças para um meio ambiente melhor e mais saudável”, acrescentou.

No Prêmio “Melhores Práticas de Sustentabilidade” o município concorreu na categoria “Gestão Pública” com a terceira Olimpíada Ambiental, realizada no ano passado. Única cidade do estado de São Paulo concorrendo na premiação, Rio Claro se destacou entre 70 projetos de todo o país. Doze foram premiados ao apresentarem os melhores projetos de sustentabilidade na administração pública.

A terceira Olimpíada Ambiental, no ano passado, foi desenvolvida pela prefeitura, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Secretaria Municipal da Educação e Comissão Ambiental A3P. A agência A3P é uma entidade da prefeitura, voltada para a gestão ambiental no serviço público e a conscientização ambiental dos servidores municipais. A olimpíada de 2017 teve a participação de 20 escolas da rede municipal de ensino. No total, cerca de 70 toneladas de material reciclável foi recolhido, quase 400% a mais que na edição anterior do evento.

“A educação ambiental é prioridade do governo e a conquista do segundo lugar em prêmio nacional atesta que estamos obtendo ótimos resultados”, comenta o secretário municipal do Meio Ambiente, Ricardo Gobbi e Silva. “É preciso destacar o trabalho dos educadores e de todos os envolvidos nesse projeto, que busca um futuro melhor para as crianças e o meio ambiente”, completou.

Também presente ao evento, o vereador de Rio Claro e presidente do Conselho Fiscal do Consórcio PCJ, Júlio Lopes, sublinhou o crescimento das ações ambientais no município. “Rio Claro hoje é referência pelo trabalho que vem sendo feito na área e esse prêmio mostra que estamos no caminho certo”, destacou.

Também participaram do lançamento da quarta Olimpíada Ambiental o diretor municipal de Meio Ambiente, Iuri Antonio; o diretor de Manejo Florestal, Marcos Gaspar; o diretor do departamento Pedagógico da Secretaria da Educação, Osmar Arruda Garcia; o coordenador ambiental da Secretaria da Educação e interlocutor do Programa Município Verde Azul, Edison Andrade; o gerente de conservações da Secretaria do Meio Ambiente, Leonardo Andrade; e o gerente de Operações, Willian de Oliveira.

Rio Claro e o Consórcio PCJ

O município de Rio Claro é um dos Fundadores do Consórcio PCJ, em 1989. De lá para cá, muitas foram as ações em parceria com a cidade em diversas áreas da gestão de recursos hídricos, em especial, a de educação e sensibilização ambiental, atividades das quais a cidade participa desde o ano de 1995, tendo recebido certificado de Destaque do Ano por quatro ocasiões consecutivas: 2013, 2014, 2015 e 2016. Participam como agentes de interlocução do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ: Edison Andrade, da Secretária de Educação e Roberto Foresti, da Secretaria de Meio Ambiente.

Colaboração Texto: Diretoria de Comunicação – Rio Claro.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo