Rio Claro finaliza série de encontros do Projeto Gota d’Água

O Consórcio PCJ realiza nessa quarta-feira, dia 31, em Rio Claro (SP), a partir das 9hrs, no Auditório do NAM (Núcleo Administrativo Municipal), o terceiro e último encontro nos municípios que foram Destaques Ambientais em 2015. O evento tem como objetivo favorecer a troca de experiências em educação ambiental realizadas nas Bacias PCJ, além de motivar a participação de todos na Premiação “Destaques do Ano 2016”, promovido pelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ.
A primeira cidade a sediar o evento foi Bragança Paulista, no último dia três de agosto. O município foi Destaque Ambiental em 2015 com o projeto “Ações de Educação Ambiental no combate a escassez de água” que teve como fundamento a realização de atividades com ênfase no trabalho com músicas e linguagem artísticas.

A segunda cidade anfitriã foi Vinhedo, onde as pessoas conheceram no dia 17/08 o Projeto Biomapa que recebeu dois prêmios do Consórcio PCJ, o de Destaque Ambiental e o troféu “Sua Gota faz a diferença”, como o melhor dentre os finalistas de 2015. O Biomapa é uma representação de um espaço de acordo com a visão de quem vive e usa o mesmo.

Já em Rio Claro, o encontro terá início com um teatro com o tema: “O menino que quase morreu soterrado pelo lixo” que será apresentado pelos alunos vencedores na prova cultural sobre meio ambiente na Olimpíada Ambiental 2016.

Durante o evento acontecerá também uma oficina de Pintura em tela, denominada “Se fosse a última Gota D’água”. A proposta é fazer uma dinâmica de interação do grupo a respeito do trabalho cooperativo, todos aprendem a utilizar a pintura para expressar sentimentos orientados pela professora Luciana Aparecida Moraes Soares.

Para finalizar será possível conhecer o Projeto “Multiplique essa gota” que ganhou evidência devido a uma série de atividades, como palestras sobre a situação dos rios, brincadeiras, jogo de basquete no qual foi feita a conscientização sobre resíduos sólidos e a coleta nas arquibancadas de materiais reciclados.

Como participar da premiação “Destaques do Ano 2016”

O Consórcio PCJ já está cadastrando os projetos de Educação Ambiental realizados pelos municípios nesse ano para premiar os melhores no final de novembro, durante o Seminário de Avaliação do Projeto Gota d’Água.
Para participar da premiação, o município deve preencher o formulário multiplique essa gota (disponível em: https://agua.org.br/hotsites/programa-educacao-ambiental/projeto-gota-dagua-2016-2/) e encaminhar para o email ambiental@agua.org.br até o dia 21/10/2016. A inscrição é gratuita.

Antes da realização do Seminário de Avaliação, a Comissão Julgadora do Consórcio PCJ indicará os cinco projetos finalistas, que receberão o certificado de “Destaques do Ano de 2016”, sendo que o melhor destes, escolhido pelo público, ganhará o Troféu “Sua Gota faz a Diferença”.

Mais detalhes sobre a premiação e o local do Seminário de Avaliação serão informados mais adiante.

Sobre o Projeto Gota d’ Água

O Projeto Semana da Água foi remodelado pelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ e passou a fazer parte do “Projeto Gota D’água: #PreserveCadaGota”. O novo projeto pretende intensificar as ações de educação ambiental nas Bacias PCJ que extrapolem a execução das Semanas da Água nos municípios, o que de fato já ocorre na prática. Com esse novo projeto, a equipe do Programa de Educação Ambiental sempre estará à disposição dos associados ao Consórcio PCJ, com o desenvolvimento das semanas da água municipais e de qualquer outro projeto de educação ambiental.

Premiação Destaques do Ano

O Consórcio PCJ instituiu desde 2013 a premiação “Destaque do Ano” para reconhecer os projetos realizados dentro das Semanas da Água realizadas pelos municípios, no âmbito do tema de Educação e Sensibilização Ambiental. É eleita uma comissão julgadora composta pelo corpo técnico da entidade que avalia todos os projetos inscritos e indica cinco finalistas, sendo que apenas um deles é eleito pelo público como o Melhor Projeto do Ano, que recebe o troféu “Sua Gota faz a Diferença”.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo