Rafard e Consórcio PCJ vão elaborar projeto piloto para dar maior resiliência ao município frente aos eventos hidrológicos extremos

O Consórcio PCJ realizou na última quinta-feira, dia 09, reunião com o prefeito de Rafard, Uil Maia, com o vice-prefeito, Carlão da Aribela, e secretários de governo para discutir a situação hídrica da cidade na estiagem 2018, no qual foi firmada a cooperação com a entidade para elaborar projeto piloto para tornar o município mais resiliente à ocorrência de eventos hidrológicos extremos. Participaram do encontro o secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, e o assessor técnico, Flávio Forti Stenico.

Na reunião ainda foi definido que o Consórcio PCJ auxiliará Rafard em ações de conscientização e sensibilização sobre o uso sustentável da água durante a atual estiagem. O município possui quase 10 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e vem experimentando nos últimos anos forte crescimento vegetativo devido à ampliação da área urbana. Diante desse cenário o prefeito Maia se demonstrou atento ao comportamento climático da estiagem desse ano e às ocorrências de eventos extremos nas Bacias PCJ e de que modo isso pode impactar na disponibilidade de água futura. O Consórcio também irá fazer avaliação do Plano Municipal de Saneamento Básico e a partir de aí analisar as ações estruturais e não estruturais para viabilizar a sustentabilidade hídrica.

O projeto piloto, que por ora recebeu o título de “Projeto Pingo d’água”, pretende diagnosticar riscos à sustentabilidade hídrica futura, propor soluções técnicas e ações de sensibilização da comunidade. O Consórcio PCJ deverá iniciar ainda durante esse período seco as primeiras atividades de educação e sensibilização.

A iniciativa com Rafard faz parte da estratégia do Consórcio PCJ em auxiliar os municípios que não se abastecem dos rios não atendidos com águas do Sistema Cantareira e que, portanto, estão mais suscetíveis às consequências dos eventos extremos.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo