Presidente do Consórcio PCJ convoca municípios para ações de combate às perdas hídricas

O Consórcio PCJ promoveu na última terça-feira, dia 27 de janeiro, encontro do Grupo Regional de Perdas Hídricas para discutir uma metodologia comum para um índice regional de perdas com os serviços de saneamento das Bacias PCJ. O Presidente da entidade e prefeito de Indaiatuba (SP), Reinaldo Nogueira, abriu os trabalhos e citou a importância das ações realizadas pela entidade em prol dos rios da região além de atentar para necessidade de investimento na redução de perdas hídricas.
O encontro teve o propósito de definir uma metodologia em comum para obter o índice de perdas de todos os municípios da região das Bacias PCJ e com esse índice regional seria possível estabelecer políticas e metas em larga escala no combate às perdas, na visão do Consórcio PCJ.

A gerente técnica da entidade, Andréa Borges, ao lado do Consultor, Sérgio Carvalho, contratado para cuidar especificamente desse projeto, apresentaram e esclareceram dúvidas referentes ao questionário enviado aos municípios desde o fim de 2014, que balizarão a elaboração de um índice de perdas regional.

Também foi apresentado na reunião o estudo do Consórcio PCJ sobre aproveitamento de água de chuva e que será enviado nos próximos dias aos municípios e empresas associados. “É necessário reservar cada gota que cair do céu até o início de abril, quando iniciará a estiagem que neste ano deverá ser mais rigorosa ainda que 2015”, atentou o secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, durante o início dos debates no encontro.

Ainda ocorrerão mais dois encontros como esse. Um na chamada parte alta das Bacias PCJ, na região de Atibaia e Bragança Paulista (SP), e outro na parte baixa, na região de Piracicaba e São Pedro (SP), ainda sem datas definidas. O agendamento dos encontros, quando ocorrer, poderá ser acompanhado pelo site www.agua.org.br, no canal agenda.

O prazo de execução do projeto é até fevereiro de 2016, quando uma metodologia de cálculo de perdas comum para todas as Bacias PCJ será apresentada.

O projeto de criação de índice regional de perdas faz parte de um convênio entre o Consórcio PCJ e a Petrobras/Replan, para atendimento do item 5.5 do Anexo I da deliberação 092/2010 dos Comitês PCJ, que prevê no “PDC 5 – Promoção do Uso Racional dos Recursos Hídricos” o provimento de apoio à campanha do Grupo Regional de Combate às Perdas e Racionalização do Uso da Água do Consórcio PCJ, para o estabelecimento de uma metodologia de cálculo do “Índice Regional de Combate às Perdas de Água nos Sistemas de Distribuição”. A realização do estudo é uma contrapartida da Petrobras/Replan para Modernização da Refinaria de Paulínia, já realizada.

As perdas hídricas se configuram como um grande desafio para a ampliação da oferta água para a comunidade e também da saúde financeira dos serviços de água para investimentos na melhora da qualidade dos serviços prestados. O Consórcio PCJ estima que ao reduzir as perdas nas Bacias PCJ e na Bacia do Alto Tietê, onde está a Grande São Paulo, pode-se encontrar mais de 32 m³/s, ou seja, um novo Sistema Cantareira.

DSC_1298_webDSC_1304

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo