Nova Odessa comemora Semana do Meio Ambiente com recuperação de afluente do Quilombo

O município de Nova Odessa (SP) realizou na manhã da última quinta-feira, dia 07, com o apoio do Consórcio PCJ, o plantio de 50 mudas nativas em área próxima à nascente do Córrego Capuava, um dos afluentes do Ribeirão Quilombo, no Jardim Campos Verdes. A iniciativa teve a participação de 60 alunos da Emefei (Escola Municipal de Educação Fundamental) Simão Welsh e integrou as comemorações da Semana do Meio Ambiente e também do projeto de revitalização do Quilombo, do qual o Consórcio PCJ está engajado.

“Cuidar do meio ambiente é um dever de todos”, comentou na ocasião o prefeito municipal e Presidente do Consórcio PCJ, Benjamim Bill Vieira de Souza, atentando que a ação objetiva proteger as fontes de águas que alimentam o ribeirão, além de sensibilizar a comunidade sobre a importância da preservação de nascentes e arborização.

“Já plantamos muitas árvores para as gerações de agora. Nova Odessa tem hoje 15 árvores por cada habitante, quando o recomendado são três. Essas mudas que estamos plantando aqui nesta área do Jardim Campos Verdes são para as gerações futuras, para quem ainda vai nascer. É mais uma importante ação dentro da Semana do Meio Ambiente, uma semana que temos um carinho todo especial”, afirmou Bill.

O secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, se mostrou motivado com a ação. “Estamos aqui porque queremos voltar a nadar no Quilombo”, destacou ele, já que o plantio também faz parte do projeto de revitalização do ribeirão. O Consórcio PCJ também disponibilizou mudas nativas a todas as cidades que integram a Bacia do Ribeirão Quilombo, que irão realizar plantios durante a Semana do Meio Ambiente.

Ajudadas por assessores do Consórcio e Prefeitura, as crianças adoraram a atividade ao ar livre e estavam curiosas para saber as espécies que plantaram. As mudas de Pau-brasil fizeram sucesso e foram as mais disputadas. As outras espécies eram ipê amarelo, mirindiba, sangra d’água, pau-d’alho, oiti, aroeira-salsa, aroeira- pimenteira, dedaleiro, araça-gigante, guapuruvu e tamanqueira.

Também participaram do evento a diretora de Meio Ambiente, Fernanda Dagrela, os o coordenador de projetos do Consórcio PCJ, Guilherme Valarini, e o assessor técnico da entidade, Flávio Forti Stenico, o técnico do Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos (Consimares), Fábio Orsi, entre outros representantes da prefeitura e da câmara municipal.

“Ao recuperar as nascentes de afluentes do Ribeirão Quilombo estamos contribuindo para a ampliação das vazões no curso d’água que consequentemente melhorará a qualidade da água do ribeirão”, atentou Valarini.

Assessoria de Comunicação do Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo