Nova Edição do Livro “Campanha Ano 2000”

O livro “Campanha Ano 2000 – Redenção Ecológica da Bacia do Piracicaba” narra o movimento homônimo que deu origem ao Consórcio PCJ e à criação do sistema de gerenciamento dos recursos hídricos nas Bacias PCJ, pioneiro no Brasil. Desde o mês de março, quando o livro foi lançado na Reunião Plenária do Consórcio PCJ, a entidade tem promovido a publicação em diversos eventos e encontros nacionais e internacionais.
Na última semana, a publicação foi lançada no Centro de Pós-Graduação da Escola de Engenharia de Piracicaba, da Fundação Municipal de Ensino Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP/FUMEP), ao lado dos alunos do curso de Especialização em Gerenciamento de Recursos Hídricos, com a participação do Secretário Executivo do Consórcio PCJ e docente na faculdade, Francisco Lahóz.

Em paralelo, o livro foi apresentado na Reunião do Comitê de Ligação da Rede Internacional de Organismos de Bacias (RIOB), durante a sua 10ª Assembleia Geral, ocorrida em Merida, no México, entre os dias 1 e 4 junho, com a participação de 600 pessoas de 50 países. O gerente de Comunicação do Consórcio PCJ, Murilo Sant’Anna, entregou o livro ao secretário técnico permanente da RIOB, Jean François Donzier, e outros exemplares para serem disponibilizados na biblioteca da rede, que tem sede em Paris.

Donzier e Sant’Anna, também firmaram parceria para disponibilizar a publicação integral no site da RIOB (www.inbo-news.org). Para tanto, o Consórcio PCJ traduzirá o livro para francês, espanhol e inglês, pois, são as línguas oficiais da rede.

A segunda edição do livro Campanha Ano 2000 tem como novidade um prólogo contando a importância do movimento para fundação do Consórcio PCJ que se deu no ano de 1989. A publicação contém 32 reivindicações ao governo do Estado de São Paulo e 32 soluções, dentre as quais, a reivindicação de número 19 pedia “a criação de um organismo intermunicipal eleito e de representantes de um conselho diretor de prefeitos dos municípios integrantes da bacia”, justamente a descrição do Consórcio PCJ.

O movimento Campanha Ano 2000 surgiu em 1985, encabeçado pela Associação de Engenheiros e Arquitetos de Piracicaba (AEAP) em parceria com o Conselho Coordenador de Entidades Civis do município, que acabou culminando com a elaboração de um documento com o mesmo nome entregue ao então governador do Estado de São Paulo na época, Orestes Quércia. Mais tarde, em 1987, o documento seria publicado em forma de livro sob o mesmo título e editado com o apoio do Jornal de Piracicaba e da Imprensa Oficial do Município de Piracicaba, contendo como coordenador técnico o Eng. Agro. Nelson de Souza Rodrigues e coordenador institucional Ermor Zambello. A publicação é tida como grande impulsionadora da gestão de recursos hídricos no Brasil.

O livro “Campanha Ano 2000 – Redenção Ecológica da Bacia do Piracicaba” já está disponível on line no site do Consórcio PCJ no canal Publicações.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo