Livro comemorativo de 12 anos do Projeto Conservador das Águas cita apoio do Consórcio PCJ

O projeto Conservador das Águas, existe desde 2005, com a promulgação da primeira lei municipal no Brasil a regulamentar o Pagamento por Serviços Ambientais relacionados à água. No livro comemorativo de 12 anos da iniciativa, no capítulo 2 – Gestação, é citado o apoio recebido do Consórcio PCJ para a concretização do projeto.

Na página 37 do referido capítulo, consta “Em 1999, com o apoio do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, coordenado pelo engenheiro Francisco Carlos Castro Lahóz, foi concluído o primeiro termo de referência para a elaboração de diagnóstico dos recursos hídricos nas sub-bacias. Esta proposta, então, foi levada ao superintendente da Sabesp, Sr. Edilson Airoldi e, logo em seguida, foi formado um grupo de técnicos para formatar um plano de trabalho com a presença do Geógrafo João Roberto Miranda e Agrônomo Sérgio Antônio da Silva. A referida equipe trabalhou na proposta até o ano 2000”.

O projeto Conservador das Águas consiste num auxílio financeiro oferecido a proprietários rurais que se disponham a implantar projetos e metas estabelecidas pelo Departamento de Serviços Urbanos e Meio Ambiente e que focam a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente em suas terras. Além disso, a iniciativa contribui para que os produtores rurais deixem de ser vistos como culpados pelas degradações ambientais e passem a ser tratados como “Conservadores” das águas e do meio ambiente.

Em 12 anos, o projeto já assinou 238 contratos com proprietários rurais, tendo investido mais de R$ 5 milhões em repasses a esses proprietários, e atendido 6.523 hectares de áreas preservadas. Foram plantadas mais de 1,5 milhão de mudas de árvores nativas.

“Envolver a comunidade no processo de recuperação e preservação ambiental é o pontapé inicial para o sucesso de qualquer projeto. Nós sempre acreditamos no potencial do Conservador das Águas e que hoje inspira tantos outros projetos similares nas Bacias PCJ e no Brasil”, comenta o secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz.

Tanto o primeiro livro que narra a implantação do projeto quanto a edição comemorativa de 12 anos da iniciativa, podem ser acessados na biblioteca digital do site do Consórcio PCJ, em www.agua.org.br.

Assessoria de Comunicação do Consórcio PCJ

 

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo