Goodyear é a nova empresa associada ao Consórcio PCJ

A Goodyear, multinacional no setor de pneus, foi apresentada no último dia 30 de julho como a nova empresa associada ao Consórcio PCJ, durante encontro do Grupo das Empresas Associadas, realizado na Ypê, em Amparo (SP). Agora, a entidade conta com 32 corporações que estão empenhadas na melhora da gestão de água em quantidade e qualidade para o desenvolvimento sustentável nas Bacias PCJ.
Em sua planta na cidade de Americana (SP), a Goodyear fabrica produtos de alta qualidade, incorporando as mais avançadas tecnologias. São pneus radiais e convencionais para automóveis, caminhonetes, caminhões, ônibus, aeronaves, equipamentos para construção pesada, terraplenagem e mineração. Completam a sua linha os produtos para recauchutagem de pneus (bandas pré-curadas, camelback, borrachas especiais e cola-cimento).

No Brasil, a Goodyear iniciou as suas atividades em 1919, com um escritório de vendas e um armazém, comercializando produtos importados. No ano de 1939, inaugurou sua primeira unidade industrial no país, no bairro do Belenzinho, em São Paulo, para a fabricação de pneus e saltos de sapatos. A companhia cresceu no país, diversificou e aumentou sua produção, atendendo às necessidades de uma sociedade que se modernizava e se industrializava.

Durante a Reunião do Grupo das Empresas Associadas, em Amparo, a Goodyear foi representada pelo coordenador de meio ambiente, Luiz Cardoso Jr., que comentou o papel destacado do Consórcio PCJ na gestão dos recursos hídricos e a importância da participação do setor industrial nesse fórum de discussões. “A Goodyear já conhecia o trabalho do Consórcio PCJ e desejava muito participar mais de perto da entidade, e essa hora chegou”, disse.

Sobre o Grupo das Empresas

O Programa Grupo das Empresas iniciou suas atividades em 1999, com reuniões trimestrais que acontecem tendo como anfitriã uma das empresas associadas, a qual por tradição faz uma apresentação dos trabalhos por ela desenvolvidos através de visitas técnicas às instalações.

Entre 2002 e 2003 o Grupo das Empresas colaborou com propostas inovadoras para o processo de eleição dos membros dos Comitês PCJ (federal e estadual) no segmento dos usuários. Desta forma, hoje os usuários são capazes de eleger suas entidades representativas. Em 2005, quando houve a discussão da implantação da cobrança pelo uso da água na região, o grupo teve importante presença, realizando encontros setoriais, discutindo e mobilizando o setor privado para essa nova realidade.

O Grupo das Empresas Associadas tem forte representatividade junto à diretoria do Consórcio PCJ, onde ocupa três atuantes vice-presidências. A utilização de água das empresas associadas representa 80% do total do uso industrial das Bacias PCJ, garantindo grande respeitabilidade ao grupo.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo