Escola da Água e Saneamento inicia visitas aos serviços de água para definição de polos de aplicação dos primeiros cursos

Centro de capacitação é coordenado pelo Consórcio PCJ, com o apoio da ARES-PCJ e Agência de Bacias PCJ

Técnicos do Consórcio PCJ e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) iniciaram as primeiras visitas aos Serviços de Abastecimento das Bacias PCJ para a definição dos polos de aplicação dos primeiros cursos, como também da formatação final dos conteúdos a serem trabalhados. Já foram visitados o Departamento de Água e Esgoto de Americana (SP) e a DAE de Jundiaí (SP). A próxima visita está marcada para o dia 22 de novembro ao Serviço de Água e Esgoto (Saae) de Atibaia (SP).

Após a realização dessas visitas, o Senai então finalizará o conteúdo programático de cada curso, as datas de realização e os locais em que serão aplicados. A primeira fase de implantação da escola contará com cursos teóricos e práticos voltados exclusivamente para operadores de Estações de Tratamento de Água e Esgoto. Em Reunião prévia com os principais diretores das concessionárias das Bacias PCJ, realizada em setembro, foi destacado quais áreas os cursos deverão priorizar nesse primeiro momento: implantação e manutenção de redes de água e esgoto, monitoramento e diagnóstico da qualidade da água, manutenção e operação de sistemas de saneamento, metrologia, e atendimento ao cliente. Também ficou definido que os cursos terão carga horária mínima de 40 horas.

Segundo a gerente técnica do Consórcio PCJ, Andréa Borges, essa primeira análise que está sendo conduzida pelos técnicos da entidade junto com o Senai é fundamental para o sucesso da aplicação dos cursos. “As visitas irão equalizar o padrão de temas e atividades que os cursos irão proporcionar aos técnicos dos serviços de saneamento, respeitando as diferenças de realidades e tecnologias utilizadas em cada município”, diz.

Diante da pesquisa que está em andamento, a aplicação dos primeiros cursos poderá sofrer um ligeiro adiamento. “Como estamos realizando as visitas em vários pontos das Bacias PCJ, é natural que seja preciso um tempo maior para a finalização dos conteúdos e constatação da estrutura necessária nos locais de aplicação. A nossa meta era realizar as primeiras turmas ainda em 2018, mas é bem provável que a aplicação dos cursos se inicie entre janeiro e fevereiro de 2019”, atenta Andréa.

A Escola da Água e Saneamento é fruto de uma parceria entre Consórcio PCJ, Agência Reguladora do Saneamento (ARES-PCJ) e Agência das Bacias PCJ. Um termo de Cooperação Institucional foi assinado entre as entidades em 28 de setembro, com o objetivo de criar um centro de capacitação na área de saneamento e recursos hídricos, visando capacitar operadores e técnicos dos serviços de abastecimento e, assim, gerar melhoria nos serviços prestados à população. A condução do projeto ficou à cargo do Consórcio PCJ.

A Escola da Água e Saneamento atenderá, além dos municípios das Bacias PCJ, cerca de 20 cidades de outras bacias hidrográficas que pertencem à área de atuação da ARES-PCJ, o que ampliará ainda mais o alcance do projeto.

Mais informações sobre a Escola da Água e Saneamento podem ser obtidas com a equipe técnica do Consórcio PCJ pelo e-mail parcerias@agua.org.br.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo