Entram em vigor as regras de restrição de uso de água nas Bacias PCJ

 
Foi publicado na data de hoje (22/01/2015), no Diário Oficial da União, a Resolução Conjunta ANA/DAEE nº50, de 21 de janeiro de 2015, que estabelece regras e condições de restrição de uso para captações de água nas bacias dos rios Jaguari, Camanducaia e Atibaia.

Em virtude do nível baixo dos rios, foram estabelecidas regras de uso para quem retira água diretamente dos rios Camanducaia, Jaguari, Atibaia, Cachoeira, Atibainha e afluentes.  No site da Sala de Situação PCJ (www.sspcj.org.br) serão publicadas, todas as segundas e quintas-feiras, as áreas das Bacias PCJ que estão em Estado de Alerta ou Restrição.

Os usuários que captam água dos rios que fazem parte destas bacias hidrográficas deverão consultar o site da Sala de Situação para acompanhar as atualizações, sendo que a passagem do Estado de Alerta para o Estado de Restrição ocorrerá a partir da meia noite do dia subsequente ao da disponibilização da informação.

No dia 18 de dezembro de 2014 o Consórcio PCJ participou da apresentação da minuta final da Resolução Conjunta ANA/DAEE, no auditório do CIESP Jundiaí/SP, e expressou sua preocupação quanto à urgência em colocarmos em discussão os planos de contingência para enfrentarmos a estiagem de 2015, que poderá ser ainda mais severa que a de 2014.

Desde 2013, o Consórcio PCJ já alertava os municípios associados quanto à situação preocupante de reservação de água do Sistema Cantareira, e durante todo o ano de 2014 produziu diversos projetos nas áreas de perdas, recarga de aquíferos, construção de pequenos reservatórios, utilização de água de cavas de mineração, reúso da água, aproveitamento de água de chuva, dessalinização, dentre outros, visando obter recursos financeiros para auxiliar municípios e empresas a atravessar esta crise.

Mais informações podem ser obtidas com a Assessoria de Imprensa da ANA, no telefone (61) 2109-5400 ou pelo site www.ana.gov.br.

 

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo