Declaração de Jundiaí está disponível para consulta dos associados e sugestões

Durante o 4º Seminário de Resíduos Sólidos do Consórcio PCJ, foi proposta a redação de documento para disseminar a gestão integrada de resíduos e fomentar a coleta seletiva, intitulada “Declaração de Jundiaí”. O documento será divulgado entre os membros da Rede Brasil de Organismos de Bacias (REBOB) e também como case internacional para a Rede Latino Americana de Organismos de Bacias (RELOB). A Declaração de Jundiaí está disponível para acesso na Biblioteca Digital do site do Consórcio PCJ e no link https://goo.gl/pGcDd4.

A Declaração de Jundiaí aborda os novos desafios da gestão integrada de resíduos sólidos. O texto é baseado na Política Nacional de Resíduos Sólidos e na Publicação do Conselho Mundial da Água “Comece pela Água”.

O objetivo do documento é apresentar potenciais diretrizes para apoiar o trabalho de líderes e gestores públicos visando a prestação de serviços de saneamento básico mais seguros nas cidades.

A consulta aberta aos associados busca, também, ampliar os temas que devem ser melhor trabalhados na área, facilitando assim, alcançar as metas estabelecidas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, como a implantação plena da coleta seletiva e aprimoramentos na destinação correta dos resíduos.

De extrema importância é a participação da sociedade civil nas discussões relacionadas ao tema para difundir a gestão integrada dos Resíduos Sólidos por bacia hidrográfica. Para que sejam mantidas as boas práticas ambientais existentes, a Declaração recomenda que os novos gestores do poder executivo municipal, estadual ou federal deem continuidade à gestão adequada dos Resíduos Sólidos já implantadas e aplicadas.

Foram incorporadas à Declaração as contribuições levantadas pelos participantes no evento, propondo uma reflexão junto a toda a sociedade brasileira, assim como da América Latina e Caribe, sobre a importância da gestão integrada dos Resíduos Sólidos. A sugestão de garantir ações para a implementação de Políticas Sustentáveis de Resíduos Sólidos nos municípios foi acatada por todos os presentes.

As contribuições para o documento deverão ser encaminhadas ao e-mail agua@agua.org.br até o dia 23 de novembro, para posterior divulgação entre os membros das redes de organismos de bacias.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo