Consórcio PCJ vai formar grupos nos municípios para captar recursos para projetos relacionados à gestão da Água

Diante da grave crise financeira que vários municípios estão passando, o Consórcio PCJ promoverá na próxima sexta-feira, dia 19 de maio, a partir das 9h, no Centro de Referência em Gestão dos Recursos Hídricos, a sede da entidade em Americana (SP), o curso de capacitação para formação de grupos para elaboração de projetos e captação de recursos para iniciativas voltadas à gestão dos recursos hídricos.
O objetivo é que esses grupos sejam formados predominantemente por funcionários de carreira dentro dos municípios para que projetos importantes sobre a água não sejam paralisados com as alternâncias de governo nas prefeituras, visando, deste modo, um planejamento futuro que atenda às metas do plano das Bacias PCJ, que prevê até 2035 o reenquadramento dos rios da região para no máximo classe 2, além de atender às legislações vigentes em outras áreas como a Política Nacional de Saneamento e de Resíduos Sólidos.

“É importante que o participante seja funcionário de carreira, para garantir a continuidade do trabalho ou que no mínimo venham dois representantes de cada município, podendo ser um deles de função comissionada”, atenta o secretário executivo do Consórcio PCJ e organizador da iniciativa, Francisco Lahóz.

A programação do curso será da seguinte maneira:

Período da manhã, a partir das 9hs: Abertura; Situação das Bacias PCJ; Gerenciamento dos Recursos Hídricos nas Bacias PCJ; Estabelecimento de Demandas Prioritárias; Transformação de Problemas em Oportunidades; Termos de Referência; Projetos Simplificados; Formação de uma Frente de Voluntários Municipais; Como criar Grupos municipais para Priorização de Demandas, Viabilização de Bancos de Projetos e Captação de Recursos.

Intervalo para almoço: será oferecido um Brunch das 12hs às 13hs, no próprio local do curso.

Período da tarde, das 13hs às 16hs: aplicação de Dinâmicas de Grupo para capacitação do Agente Multiplicador, permitindo a implantação das ações em seus municípios visando o atingimento da meta pretendida.

Ao final, os participantes receberão certificado de participação e a intenção é que novas capacitações ocorram periodicamente, buscando criar uma cultura de banco de projetos e captação de recursos nos municípios, driblando assim, as dificuldades com a crise financeira.

As vagas para o curso são limitadas e as inscrições terminam hoje. Devem ser feitas através do e-mail assessoria.se@agua.org.br ou do telefone (19)3422-5457.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo