Consórcio PCJ promoverá campanha entre os municípios e empresas associados no Dia Mundial do Meio Ambiente

Campanha “#TroqueoPlásticoPorÁrvores” pretende sensibilizar sobre a proteção de rios e o impacto de resíduos plásticos

No próximo dia 05 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, que neste ano terá como tema a hashtag “#AcabeComAPoluiçãoPlástica”. A data chama governos, setor privado, comunidades e indivíduos a reduzir a produção e o consumo excessivo de produtos plásticos descartáveis, que contaminam nossos oceanos, prejudicam a vida marinha e afetam a saúde humana.

Com o objetivo de lembrar essa importante data e promover a sensibilização quanto a recuperação dos rios e o impacto que os resíduos plásticos causam também aos mananciais, o Consórcio PCJ promoverá a campanha “#TroqueoPlásticoPorÁrvores”, pela qual serão disponibilizadas mudas nativas aos municípios e empresas associados para a realização de plantios simbólicos durante as comemorações da Semana do Dia Mundial do Meio Ambiente.

A ideia da campanha é que sejam realizados plantios em áreas que margeiam os rios e que sejam limpas de resíduos plásticos, por isso a ideia de “trocar o plástico pelas mudas de árvores”. O Consórcio PCJ ao lado de seus associados pretende despoluir sensibilizar as pessoas quanto ao impacto negativo desses materiais ao meio ambiente e aos cursos d’água.

As mudas nativas serão fornecidas pelos viveiros parceiros do Programa de Proteção aos Mananciais da entidade. Cada associado terá direito a 30 mudas e deverão ser solicitadas pelo e-mail ppm@agua.org.br ou pelo telefone (19) 3475 9409, com Rafael Melo.

Os impactos que resíduos plásticos causam aos rios, à fauna e à flora, vem ganhando a cada ano mais destaque entre os técnicos da área. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a humanidade produziu na última década mais plástico que em todo o século passado.

Por ano, são consumidas entre 500 bilhões e 1 trilhão de sacolas plásticas em todo o planeta e, a cada minuto, são compradas 1 milhão de garrafas plásticas. Metade do plástico consumido pelos humanos é de uso único e, anualmente, pelo menos 8 milhões de toneladas de plástico vão parar nos oceanos — é como se a cada minuto despejássemos nos mares a carga inteira de um caminhão de lixo plástico. O material representa atualmente 10% de todos os resíduos gerados pelo homem.

“As pessoas ainda não têm consciência de que ao lançar resíduos plásticos nos rios, o mesmo não se desintegra no curso d’água e viajará milhares de quilômetros até alcançar os oceanos, prejudicando a qualidade da água e a vida marinha”, atenta o coordenador de projetos do Consórcio PCJ e responsável pelo Programa de Proteção aos Mananciais, Guilherme Valarini.

Segundo Valarini, o plástico ainda acarreta danos às margens dos rios e às matas ciliares, comprometendo a qualidade da água. “Margens recuperadas e preservadas garantem melhor infiltração da água no solo o que, consequentemente, melhorará a disponibilidade hídrica da região afetada”, esclarece.

O plástico, além de levar muito tempo para se decompor no meio ambiente, demanda grande quantidade de água para sua produção. Exemplo disso, uma garrafa plástica leva por volta de 100 anos para se desintegrar, e cada 1/2 kg de plástico demanda 91 litros de água para ser produzido, o que representa mais de 80% do consumo médio diário para cada ser humano recomendado pela ONU, que é de 110 litros.

Aos associados que promoverem a campanha “#TroqueoPlásticoPorÁrvores”, o Consórcio PCJ solicita o favor de realizar o registro fotográfico para ser divulgado no site da entidade www.agua.org.br. As mudas já estão disponíveis para serem retiradas pelos associados, necessitando apenas o agendamento pelo e-mail e telefone mencionados anteriormente.

Sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado desde 1972, todo dia cinco de junho e tornou-se uma plataforma global para a conscientização pública sobre questões ambientais. Na avaliação das Nações Unidas, a data é uma oportunidade para que todos se engajem ativamente na proteção da natureza. Mais detalhes sobre o tema desse ano podem ser obtidos no site oficial da iniciativa: http://worldenvironmentday.global/

 

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo